VÍDEO: parte de porto cai após a passagem de um navio no AM

Estrutura já apresentava erosões causadas pelo fenômeno de ‘terras caídas’

Manaus – Parte de um porto caiu dentro do Rio Amazonas, nesta quarta-feira (11), após a passagem de um navio, no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus). Estrutura já apresentava erosões causadas pelo fenômeno ‘terras caídas’. Não há registro de feridos.

(Foto: Reprodução)

Conforme imagens que circulam nos aplicativos de mensagens, o acidente ocorreu após a passagem de um navio que provocou uma onda pela embarcação causando assim a queda de parte da estrutura que já apresentava erosões causadas pelo fenômeno de ‘terras caídas’.

O fenômeno ‘terras caídas’, está relacionado a própria erosividade da margem do rio, ou seja, o tipo de solo que compõe a região, e agravou com a seca extrema que atinge a região da Amazônia.

Em nota a Prefeitura Municipal de Itacoatiara disse que averigua a situação de desabamento do Porto do DNIT, conhecido como “Porto Novo”, no bairro Jauary 2.

“A superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte já segue tomando medidas e realiza o deslocamento de equipe técnica para realizar estudos do desabamento da estrutura metálica, sem vítimas, devido ao fenômeno natural da estiagem e o deslizamento do solo, conhecido como terras caídas”, diz a nota.

A região portuária encontra-se interditada.

***Matéria atualizada às 12h30

Veja vídeo:

Anúncio