Videoaula orienta sobre reutilização de resíduos para confecção de peça decorativa

Iniciativa faz parte do projeto ‘Minicursos On-Line’, da Prefeitura de Manaus, e estará disponível nesta sexta-feira (19)

Manaus – A terceira videoaula do projeto ‘Minicursos On-Line’, da Prefeitura de Manaus, estará disponível nesta sexta-feira (19). Desta vez, o conteúdo colocado à disposição da população pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de forma gratuita e via web, vai ensinar como reutilizar resíduos para a confecção de uma peça decorativa de cozinha.

Na videoaula, com aproximadamente sete minutos de duração, a artesã ensina o passo a passo para a confecção da ‘rédea de alho’ (Foto: Divulgação/Semmas)

A artesã Thesca Godinho, técnica em Educação Ambiental da Semmas e instrutora da videoaula, explica que a peça, conhecida como ‘rédea de alho’, nada mais é do que uma corda trançada utilizada para armazenar cabeças de alho, toda feita com sacola plástica e enchimento de edredom. “É o tipo de peça que embeleza com originalidade o ambiente da cozinha ou até a decoração de um restaurante ou comércio”, explica Godinho, lembrando que a rédea pode ser vendida, já que as oficinas também estimulam a geração de renda familiar.

Na videoaula, com aproximadamente sete minutos de duração, a artesã ensina o passo a passo para a confecção da trança e dos simulacros de alho, além de apresentar as ferramentas e materiais necessários para a finalização da peça.

O projeto ‘Minicursos On-Line’, desenvolvido pela Semmas, é uma forma de ampliar o acesso aos conteúdos de aulas de oficinas de educação ambiental, antes presenciais, suspensas em virtude das medidas preventivas de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19. As aulas ficam disponíveis nas plataformas digitais da Semmas no Instagram, Facebook e YouTube, e também nas mídias sociais da Prefeitura de Manaus.

As próximas aulas abordarão temas como jardinagem, plantas alimentícias não convencionais, combate ao caramujo africano, hortas domésticas, entre outros.

Anúncio