Manaus – Uma grande explosão em um balsa de garimpo deixou ao menos um morto e há possibilidade de mais vítimas fatais ainda não confirmadas, na manhã desta terça-feira(6), no município de Maraã (a 634 quilômetros a noroeste de Manaus). Uma das vítimas teve o corpo queimado e foi encontrado partido em pedaços.
Conforme informações preliminares de moradores da cidade, um corpo foi encontrado e outros quatro estariam desaparecidos. Ainda não há informações oficiais que confirmem as demais mortes.
De acordo com a população, a balsa de garimpo estava em um lago distante do município após ser incendiada durante operação de combate ao garimpo ilegal na região realizada por agentes da Polícia Federal (PF) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que foi trazida para a orla da cidade.
Uma das versões para a explosão é a de que uma pessoa que estava na balsa teria tentado manusear uma banana de dinamite, quando o artefato explodiu.
Nas imagens é possível ver o momento que as pessoas carregam as partes dos membros do corpo do homem com um resgate improvisado.
Moradores acusam os agentes da PF e do Ibama de deixar a bomba escondida para atingir garimpeiros. Nessas operações, os órgãos têm explodido as balsas que atuam ilegalmente nos rios da região, ao justificarem que não há como a embarcação e os equipamentos serem trazidos para apreensão nas cidades.
Desde o começo de fevereiro, quando começaram as operações conjuntas dos órgãos federais e Forças Armadas contra o garimpo ilegal, não há casos que atestem a explosão ou queima de balsas, aviões, helicópteros e acampamentos com a presença de garimpeiros dentro.
A PF e o Ibama ainda não se pronunciaram sobre o acidente.
Veja vídeos: