Manaus – Trinta e quatro famílias foram retiradas da comunidade Monte Cristo, localizada na rua Frei Ciro, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus, onde ocorreu um desbarrancamento de uma encosta durante as fortes chuvas que atingiram a capital no domingo (12).
Equipes técnicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus (Seminf) detectaram que o desbarrancamento foi provocado pelas construções irregulares de casas que foram feitas na área de risco sobre uma rede de drenagem. As águas que vinham das casas eram despejadas no barranco ocasionando os pontos de erosão.
O sinistro começou por volta das 8h de sábado (11), quando uma erosão na comunidade Carlos Braga teria evoluído devido ao alto índice de águas servidas, causando o deslizamento. Conforme a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), a área está sendo monitorada desde o dia 20 de fevereiro.
Inicialmente 13 famílias já haviam sido atendidas. No sábado (11), mais nove famílias foram retiradas de suas residências devido as casa apresentarem riscos. Já no domingo (12), mais 12 famílias foram amparadas.
Desde domingo (12), as pastas estão prestando apoio aos moradores e iniciaram a limpeza e desobstrução da via, de forma imediata. Os trabalhos foram intensificados, nesta segunda-feira (13), com máquinas para conter a erosão e desviar as tubulações da rede de drenagem.
Equipes das Semasc acolheram as famílias com itens de higiene básica, auxílio aluguel, cesta básica e colchões.
Veja vídeos: