Manaus – Uma ‘brincadeira’ com armas de gel que vem viralizando nas redes sociais, ganhou novos capítulos nesta sexta-feira (13), em imagens compartilhadas nos aplicativos de mensagens, um grupo de jovens invade uma loja, localizada dentro de um shopping, na zona norte de Manaus. Em outro registro, uma multidão de jovens indica que eles marcaram um ‘rolezinho’ para uma ‘batalha’ com o brinquedo, na Mini Vila Olímpica, bairro Alvorada, zona centro-sul da capital amazonense. A brincadeira de ‘mau gosto’ já chamou atenção da polícia que fez um alerta. Devido à semelhança com pistolas reais, o objeto pode assustar a população e causar acidentes. Ainda não há legislação específica sobre a venda dos itens.
No primeiro registro, quatro jovens aparecem anunciando que irão travar a primeira ‘batalha’ de bolinhas em gel dentro de uma loja. Em um segundo registro, uma multidão se reúne para ‘batalha’ na Mini Vila Olímpica. O ponto encontro estava marcado para acontecer em um bar, no Centro da cidade, mas foi interrompido depois que a polícia fez um cerco e proibiu a atividade.
Na semana passada, após dois jovens em uma motocicleta compartilharem na internet, o momento em que eles ‘atiram’ nas pessoas que trafegavam pelas ruas, o sargento da Polícia Militar do Amazonas (PM) Alisson Carvalho usou as redes para alertar os jovens que estão participando dessa ‘brincadeira’.
“Boa noite pessoal aqui é o sargento Alisson Carvalho falando. Venho aqui te informar sobre uma utilidade pública. Estamos observando que aqui na cidade diversos jovens estão adquirindo esses armamentos que disparam bolinhas de gel em forma de brincadeira, entretanto, você está correndo sério risco de vida. Temos observado através das redes sociais que estão se reunindo através de ‘rolezinho’ de motocicleta e disparando em pessoas de forma aleatória e até de forma maliciosa, mas eu quero te alertar sobre as situações policiais. Nós policiais militares combatemos o crime organizado diariamente tiramos de circulação diversas armas de fogo, enquanto você não tiver consciência que esse armamento pode ser muito bem confundido com uma arma de fogo de verdade, você corre risco de vida. De repente você pode ficar com lesões permanentes. Então aqui peço encarecidamente, evitem fazer esse tipo de brincadeira em ambiente público”, enfatizou o sargento.
Armas de gel
A “brincadeira” popularizou nesta semana após o influenciadores Nino Abravanel e Buzeira postarem vídeos na internet mostrando as ‘batalhas’ com as armas. De acordo com a reportagem do Globo, os produtos são elétricos e imitam armas de grosso calibre como AK-47 e rifles. Elas podem disparar até 300 bolas de gel por minuto. Devido à semelhança com pistolas reais, o objeto pode assustar a população e causar acidentes. Ainda não há legislação específica sobre a venda dos itens.
Veja vídeos: