Vítimas de queimaduras seguem internadas no HPS 28 de Agosto; uma em estado grave

O estado de saúde de Jacira Nonata Gama, 53, é considerado grave pela Susam; ela sofreu uma parada cardiorrespiratória. Lúcia Ferreira Pereira, 43, sofreu queimaduras na face, nos ombros e membros inferiores

Manaus – A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) confirmou na tarde desta quarta-feira (19) que Jacira Nonata Gama, 53, e Lúcia Ferreira Pereira, 43, são as duas vítimas de queimaduras do incêndio de grandes proporções que ocorreu no bairro Educandos, zona sul de Manaus, na noite da última segunda-feira (17). As mulheres seguem internadas no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, na zona centro-sul da capital.

Jacira está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HPS 28 de Agosto, e o estado de saúde dela é considerado grave pela Susam. A paciente chegou à unidade transferida do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Zona Sul, vítima de parada cardiorrespiratória. Ela passou por ‘manobras de ressuscitação’ com sucesso.

Já no Centro de Tratamento de Queimados está Lúcia Ferreira Pereira, que sofreu queimaduras de primeiro grau na face e de segundo grau nos ombros e membros inferiores. A paciente deu entrada na unidade na terça-feira (18), mas está estável e com boa evolução clínica.

Lúcia Ferreira Pereira sofreu queimaduras de primeiro grau na face e de segundo grau nos ombros e membros inferiores. (Foto: Raquel Miranda/RDC)

De acordo com a Susam, até o momento 22 pessoas já passaram pelo SPA da Zona Sul, com queixas de inalação de fumaça decorrente do incêndio. Elas foram atendidas, medicadas e receberam alta.

Incêndio

Por volta das 20h da última segunda-feira (17), um incêndio de grandes proporções atingiu, pelo menos, 600 casas no bairro Educandos, zona sul, deixando todas as famílias desabrigadas.

Nesta quarta-feira (18), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, encaminhou a formalização do pedido de auxílio federal ao presidente Michel Temer para o enfrentamento da situação de emergência em Manaus.