Wilker diz que recebeu informações inverídicas no Hospital 28 de Agosto

Após ser informado que a relação de estoque de medicamentos não poderia ser passada, o deputado informou que foi até a farmácia do hospital e obteve uma lista que foi substituída por outra

Manaus – O deputado estadual Wilker Barreto afirmou que não conseguiu ter acesso às informações verídicas quanto à lista de insumos que faltam no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus. O parlamentar visitou a unidade na tarde desta segunda-feira (4).

Na ocasião, conforme o deputado, um documento do hospital foi alterado e passado ao parlamentar. Apesar disso, o deputado informou ter constatado que o número de medicamentos zerados aumentou, após Barreto completar um mês de visita no hospital. “Uma lista real de medicamentos me foi passada e tirada da minha mão. Lá, constava a realidade dos fatos, mas me foi entregue uma alterada, que não condiz com o verdadeiro”, destacou Wilker.

(Foto: Divulgação/Wilker Barreto)

Após ser informado que a relação de estoque de medicamentos não poderia ser passada, o deputado informou que foi até a farmácia do hospital. Na ocasião, um funcionário o atendeu e disponibilizou a lista. Em seguida, segundo o deputado, uma superior do setor chegou, disse para que Wilker não poderia ter acesso àquele material, pediu a devolução e entregou uma nova lista, que não estava em papel timbrado do hospital e sem assinatura de responsável pela informação. No documento oficial, segundo o deputado, constava a falta de 55 medicamentos, enquanto que no alterado apenas 19.

“A lista é visivelmente alterada e me foi explicado que a lista oficial não poderia ser entregue devido ordens superiores. Disseram que se eu quisesse, poderia copiar manualmente os itens e ficar para mim, mas tirei foto do documento. A partir daí, se instalou um caos entre os funcionários, principalmente em relação ao funcionário que me fez a entrega deste relatório pela primeira vez”, destacou.

(Foto: Divulgação/Wilker Barreto)

Convite ao vice-governador

No dia 16 de fevereiro, Wilker Barreto informou ter levantando que 55% dos remédios estavam em falta no HPS 28 de Agosto, sendo 29 essenciais e 18 vitais. Na visita desta segunda, o número de medicamentos em estoque zero aumentou, alcançando mais de 60%, sem contar com os Produtos para a Saúde (PPS), uma vez que o deputado não conseguiu ter acesso à lista deles. Diante do cenário crítico de sonegação de informação e alteração de dados, segundo Wilker, o parlamentar informou que fez um convite ao vice-governador e secretário de saúde (Susam), Carlos Almeida, para que eles visitem juntos o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, nesta quarta-feira (6), às 14h.

“Convido (vice-governador) para juntos realizarmos uma visita no 28 de Agosto na quarta, após o Carnaval, e aí acredito que teremos acesso com mais facilidade as informações e poderemos contar com a presença do diretor da unidade. O que aconteceu hoje aqui foi extremamente desagradável”, comentou.

Nota

Em nota, a Susam informou que o deputado Wilker Barreto foi recebido no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e obteve as informações solicitadas, conforme orientações  prévias do vice-governador e secretário de Saúde, Carlos Almeida, à direção da unidade de saúde.

De acordo com a Susam, o secretário Carlos Alberto Almeida está cumprindo agenda de visitas às unidades de saúde, desde sexta-feira (1º). Seis delas – HPS 28 de Agosto, Instituto da Mulher Dona Lindu, Maternidade Ana Braga, HPS João Lúcio Machado, HPS da Criança João Lúcio (Joãozinho) e HPS Platão Araújo – já foram visitadas.

“A agenda continua durante o feriado, porém o secretário não recebeu qualquer convite do deputado para realizar visitas”, informou a nota.

Anúncio