Acervo do Arquivo Público Municipal será digitalizado

Junto à digitalização do Arquivo Público Municipal, foi criada também uma comissão para realizar o descarte documental de todas as secretarias do município

Manaus – Em busca de preservar o acervo histórico do município, a Prefeitura de Manaus se prepara para iniciar o processo de digitalização de todo o acervo do Arquivo Público Municipal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (12), pelo secretário chefe da Casa Civil, Lourenço Pereira Braga, responsável pela implantação do projeto.

Segundo o secretário, desde o início desta gestão existe a preocupação de se preservar o conteúdo que guarda a história de Manaus e que há muito tempo não vem recebendo o tratamento adequado.

“Contratamos uma empresa respeitando todos os trâmites legais para realizar a digitalização dos documentos do arquivo, com prioridade para o acervo histórico, e dessa forma dando a atenção que o assunto merece”, diz Braga.

A empresa contratada para otimizar os serviços no Arquivo Público foi  a Ikhon, com sede na rua Miranda Leão, no centro da cidade. O contrato com a empresa tem o valor de R$ 2,9 milhões a serem pagos em dois anos.

Uma vez digitalizado, o acervo irá facilitar a busca por documentos realizada ainda de forma manual.

“Essa contratação implica na digitalização e processamento dos documentos além da formação de mão de obra, pois no segundo semestre pretendemos digitalizar e processar as 35 mil fichas funcionais dos servidores do município e vamos entregar à Secretaria Municipal de Administração”, informa o secretário.  

Junto à digitalização do Arquivo Público Municipal, foi criada também uma comissão para realizar o descarte documental de todas as secretarias do município – trabalho que começou no mês de outubro e deve ser concluído até o final do ano, como explica a diretora do Arquivo Público Municipal, Nereida Amore.

“Muitos documentos são arquivados sem necessidade, pois possuem vida útil. Estamos fazendo a avaliação para realizar o descarte e manter o arquivo da prefeitura atualizado”.

Quanto ao processo de digitalização, Nereida ressalta que desde o ano 2000 busca-se fazer o procedimento, mas não se encontrava apoio dos gestores responsáveis pelo local.

“É uma luta antiga para modernizar nossos documentos e somente agora nessa gestão vamos implantar esse método”, finaliza.

Novo prédio

A Prefeitura de Manaus está em processo de negociação de um novo prédio para abrigar e ampliar o Arquivo Público Municipal que hoje conta com 20 servidores.

No local também será disponibilizado todo o arquivo histórico digitalizado para consulta e conhecimento de estudantes, historiadores e para o público em geral.

Dentro do acervo municipal estão edições do Diário Oficial do Município desde o ano de 1906, além de fotos que retratam a evolução da cidade desde a década de 50. Há também decretos manuscritos do final do século XIX, além de documentos da administração pública municipal.

Anúncio