Manaus – Um vídeo compartilhado nas redes sociais chamou a atenção nesta quinta-feira(4) ao mostrar inúmeros jacarés reunidos em um rio de água barrenta, sem localização especificada, mas relatada pelo autor das imagens como “Lago dos Patos”.
O vídeo foi gravado por tripulantes de uma embarcação de pequeno porte, que ficam assustados e ao mesmo tempo empolgados ao registrar os animais.
Na filmagem, os jacarés da espécie Melanosuchus niger (jacaré-açu), com tamanho médio de três metros, aparecem reunidos em dois grandes grupos no rio e ficam agitados com a presença das pessoas. Eles de movimentam bruscamente e em alguns momentos tentam alcançar a embarcação.

Jacarés avistados têm tamanho médio de três metros (Foto: Reprodução)
Jacaré-açu
A0 GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC), o biólogo e especialista em jacarés Ronis da Silveira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), disse que cenas como essa são comuns nessa época do ano no interflúvio do Solimões-Madeira.
De acordo com o especialista, os répteis, provavelmente, são todos machos, sendo essa uma área de “destino”, dentro da teoria de fonte-sumidouro. Silveira explicou que com a secas esses indivíduos são obrigados a ser agregar. “Essas densidades altas ocorrem durante 30 a 60 dias por ano. No geral não é assim. Esse agregado de animais são originários de uma área imensa, que todo ano seca em graus diferentes”.