Protetora desmente ‘fake news’ sobre resgate do boto ‘Curumim’ no AM; veja

Marisa, garante que moradores e profissionais ICMBIO, Ibama e INPA estão tomando todas as medidas para salvar o animal

Manaus – Marisa Almeida, que é comunitária do flutuante onde o boto ‘Curumim’ que teve o olho perfurado por uma zagaia na região do município de Novo Airão (a 115 quilômetros a noroeste de Manaus), relata em vídeos compartilhados nas redes sociais, neste domingo (28), o andamento das medidas para o resgate de ‘Curumim’. Nos vídeos, Marisa rebate ‘fake news’ e diz que todas as medidas estão sendo tomadas para salvar o animal.

(Foto: Reprodução Instagram @marisabotinho)

Os relatos da comunitária e protetora de onde vive o boto ‘Curumim’, dá atualizações sobre o estado de saúde do animal, rebate ‘fake news’ e tentativas de aproveitamento da história. Marisa, garante que moradores e profissionais Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) estão engajados para salvá-lo.

Segundo ainda a protetora, as equipes estão aumentando o contingente de pessoas para a captura do animal que precisa ser feito da melhor forma possível para não maltratar mais ainda o animal. As equipes já tentaram capturar ‘Curumim’ para realizar a retirada do arpão, mas não tiveram sucesso. Por isso, uma nova tentativa vai ser feita com uma equipe maior.

Apesar de viver numa área protegida, o Parque Nacional de Anavilhanas, ‘Curumim’ e outros botos não escapam da maldade humana. Descrito como dócil e brincalhão, o animal acabou sendo atacado e ferido pela zagaia no olho.

Entenda o caso

O pedido de ajuda pela vida do boto, foi realizado por uma moradora ribeirinha que encontrou o animal e tentou salvá-lo.

No vídeo, que começou a circular nas redes sociais, a mulher pede socorro aos protetores de animais e órgãos ambientais para que salvem o animal, que ela chama de ‘Curumim’.

“O ‘Curumim’ apareceu aqui com uma zagaia no olho dele, parece assim que ele tá pedindo ajuda da gente e eu não sei o que fazer. Tô tão preocupada e triste. Avisem os órgãos competentes para vir resgatar ele porque isso tá ums tristeza imensa no olho dele”, diz a mulher.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Marisa Almeida (@marisabotinho)

Veja vídeos:

Anúncio