Manaus – Considerada uma das maiores manifestações culturais do País, o Festival Folclórico de Parintins chega a 49ª edição. Para este ano, o duelo entre os bumbás Caprichoso e Garantido, com os temas ‘Tawapayêra’ e ‘Fé’, respectivamente, terá as atenções de turistas de várias nacionalidades voltadas para o espetáculo, por conta da Copa do Mundo de Futebol, em Manaus, e em outras nove cidades-sedes.
Para o presidente do Caprichoso, Joilto Azêdo, o festival de Parintins é frequentado, em sua maioria, por amazonenses, mas também é muito conhecido no País. Contudo, o ano de Copa proporcionará grande oportunidade de mostrar ao mundo a cultura do Amazonas.
“Acreditamos que, neste ano, teremos recorde de turistas. Eles ficarão encantados com o que estamos preparando. O Festival Folclórico de Parintins é uma das maiores manifestações folclóricas do Brasil e, hoje, representa o nosso Estado como nossa cultura. E nós parintinenses temos orgulho disso”, disse.
Com o tema ‘Tawapayêra’, que foi definido ainda no ano passado, o bumbá pretende desvendar o mundo místico indígena da região e, para isso, investiu em grandes alegorias.
“Hoje estamos com o boi praticamente pronto, várias alegorias já em fase de acabamento. Vamos mostrar a Amazônia de uma forma que nunca foi vista no Bumbódromo, desvendar seus mistérios e lendas e ressaltar nossa cultura indígena”, destacou Joilto, sem dar detalhes sobre as alegorias.
Para este ano, o boi preto da estrela azul na testa conta com 30 canções inéditas no CD. “O CD e DVD 2014 foi uma inovação e ousadia. Pela primeira vez, foi feito um CD duplo do boi. Ao todo, são 30 faixas inéditas e mais uma homenagem ao nosso grande e mais antigo compositor ainda vivo, Raimundinho Dutra”, disse.
Garantido
O bumbá Garantido também iniciou os trabalhos ainda no ano passado com a gravação do CD e DVD intitulado ‘Fé’, que conta com 18 músicas inéditas.
Na época, foram analisadas cerca de 150 músicas para, então, serem selecionadas as que comporiam o álbum.
O tema ‘Fé’ foi escolhido por ser considerado pelos integrantes do bumbá como ‘o combustível que move o homem’.
“Analisamos cerca de 150 toadas, das quais selecionamos, com muito carinho e cuidado especial, apenas dezoito. Foram trinta dias de audição e inúmeras pessoas envolvidas, desde membros da diretoria até integrantes da comunidade vermelha e branca”, disse o presidente do Garantido, Telo Pinto, à época na gravação do DVD.