Caprichoso participa de Campanha de Conscientização sobre o autismo

O apresentador Júnior Paulain e levantador de toadas David Assayag participaram do lançamento da Semana Azul que ocorreu na última quinta (22) em Manaus.

Manaus – O Boi Caprichoso vai participar da campanha de conscientização do autismo, no dia 2 de abril quando é comemorado o Dia Mundial da consciência.  O apresentador Júnior Paulain e levantador de toadas David Assayag participaram do lançamento da “Semana Azul” que ocorreu na última quinta (22) em Manaus. O azul do autismo será a cor predominante durante toda a campanha.

“Estamos tanto eu, quanto o David fazendo parte da campanha que acontecerá de forma intensa no dia 2 de abril e consiste em prestar esclarecimentos sobre as pessoas portadoras do autismo. O Caprichoso apoia toda e qualquer manifestação contra o preconceito, portanto, estamos juntos e vestimos a camisa dessa causa”, explica Júnior Paulain.

David Assayag é um dos garotos propagandas da campanha. Para o levantador de toadas, o autismo é uma síndrome que a população ainda não conhece e que poucos sabem conviver com quem é portador. “Preconceito não leva a nada. Essa nossa luta já é de muito tempo e estamos aqui para dar força e evitar a indiferença e assim conscientizar a população”, comenta.

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, também participou da abertura da Semana azul. Ele levou o apoio ao movimento de nível mundial que visa alertar sobre o autismo.

Durante a programação ele recebeu o kit, Viva a Cultura Popular, das mãos do apresentador Júnior Paulain. “Obrigado, vou escutar as toadas em Brasília”, disse ele demonstrando carinho com o ícone da cultura popular do Brasil, o boi Caprichoso.

Em nome da presidente Márcia Baranda, ele foi convidado a participar dos três espetáculos que estão sendo preparados pelo Caprichoso para o último fim de semana do mês de junho em Parintins.

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

No dia 2 de abril, vários monumentos e grandes construções ao redor do mundo se propuseram a iluminar-se de azul como manifestação em favor dessa conscientização no dia 2, o prédio Empire State, em Nova York, nos Estados Unidos.

O Autismo é tratável, com dedicação, paciência e as intervenções necessárias as crianças e jovens serão adultos incluídos, produtivos e respeitados.

 O autismo faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) também conhecido como Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Para muitos, o autismo remete à imagem dos casos mais graves, mas há vários níveis dentro do espectro autista. Nos limites dessa variação, há desde casos com sérios comprometimentos do cérebro a raros casos com diversas habilidades mentais, com a Síndrome de Asperger (um tipo leve de autismo) – atribuído inclusive a aos gênios Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Mozart e Einstein.