Descubra a importância da bioquímica no dia a dia e porque estudá-la

A bioquímica tem presença constante no dia a dia

Manaus – Bioquímica, como você já deve imaginar, é uma mistura de conceitos de biologia e química. Mais especificamente, é uma ciência que lida com os fenômenos químicos relacionados a qualquer organismo vivo.

(Foto: Reprodução gratuita/Freepik)

Principalmente, é uma ciência baseada em laboratório que incorpora técnicas desenvolvidas em química e em biologia e também pode se correlacionar com várias outras disciplinas menores. Portanto, o termo mais direto para defini-la é a “química da vida”. E, não à toa, cada vez mais estudantes buscam por curso de bioquímica para começar uma carreira.

Atualmente, ela pode ser considerada a área mais influente da ciência. Inclusive por estar presente na vida e no dia a dia de todos. Isso porque as técnicas bioquímicas avançam a perspectiva de visualizar as características e processos químicos que ocorrem diariamente em qualquer organismo vivo.

Conceitos bioquímicos são implementados em diversas tarefas diárias, como cozinhar, que podem envolver desnaturação ou quebra de compostos biológicos. A preparação de pastelaria, bem como produtos lácteos, cerveja ou vinho também envolvem processos bioquímicos, como a fermentação.

Ou seja, a bioquímica tem presença constante no dia a dia! As mudanças de humor também estão ligadas a processos bioquímicos, assim como alterações hormonais no corpo. Além disso, cada nutriente ingerido é processado através da via metabólica, que também é estudada pela bioquímica.

O resultado do exercício e a dor nas articulações também se devem às mudanças bioquímicas em um organismo. Os processos bioquímicos são contínuos e ocorrem em todos os organismos vivos, mesmo que você esteja deitado em sua cama e não se mova.

A bioquímica é um campo científico que compreende uma ampla variedade de aplicações da química e da biologia. E, mais importante que isso, contribui para diversas disciplinas, desde a ciência médica até a agricultura e a ciência forense. Ou seja, é fundamental para a compreensão dos processos que ocorrem em cada organismo vivo.

Anúncio