Manaus – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), aderiu à Chamada Mobilidade Confap Itália – MCI 2023, realizada em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Rede das Universidades Italianas, a fim de estimular a cooperação científica entre os países Itália e Brasil.
Com um investimento de 78 mil dólares, oriundos do orçamento da Fapeam, a Chamada visa apoiar a cooperação científica, tecnológica e de inovação por meio da concessão de bolsas para mobilidade de estudantes de doutorado, vinculados a uma instituição de pesquisa ou ensino localizada no Amazonas, para realização de doutorado sanduíche em universidades italianas.
A Rede italiana inclui, atualmente, 18 universidades e um centro de pesquisa em colaboração com o Confap. O edital estima apoiar até cinco propostas. O projeto de mobilidade do doutorado sanduíche terá duração mínima de dois meses e máxima de doze meses. O início previsto para a mobilidade dos pesquisadores é a partir de setembro de 2024.
Saiba mais sobre a Chamada aqui.
Submissão de propostas
As propostas devem ser apresentadas até o dia 11 de março de 2024, em formulário online específico e enviadas por meio eletrônico, via Confap e Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), disponível aqui.
Para acessar o formulário, o proponente deverá utilizar seu login e senha previamente cadastrados na plataforma SigFapeam. Novos usuários deverão realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fundação.
Além do envio do formulário online, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada ao SigFapeam, como detalhado na chamada. A divulgação do resultado final está prevista para ocorrer no mês de maio de 2024.
Dúvidas
Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo da Diretrizes Específicas da Fapeam podem ser obtidas encaminhando mensagem eletrônica para o endereço: [email protected].