Cobra escondida em biblioteca da Ufam preocupa estudantes

Estagiárias da biblioteca setorial do ICHL informaram que viram um animal de aproximadamente 50 centímetros enrolado em uma prateleira. Logo depois ela sumiu.

Manaus – Um aviso afixado na porta da biblioteca do Setor Norte, que fica no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), informando sobre a existência de uma cobra no local deixou os estudantes preocupados.

A diretora da biblioteca, Elizete Dias, contou que, na última segunda-feira, duas estagiárias estavam fazendo a reposição de livros, quando viram uma cobra de cerca de 50 centímetros enrolada em uma das prateleiras. “Elas saíram correndo para avisar a supervisora, mas ao retornarem o animal já havia sumido”, disse.

Elizete Dias afirmou, ainda, que já solicitou à Prefeitura do Campus uma dedetização na área por causa do aparecimento de animais peçonhentos. “Há duas semanas, nós vimos uma aranha caranguejeira enorme, que entrou pelo buraco do ar condicionado. Além disso, o forro está cheio de cupim”, completou.

Segundo a acadêmica do 1º período de Serviço Social, Giselly Carvalho Farias, 17, os universitários estão assustados com a situação. “Estamos até evitando entrar na biblioteca. Nós temos medo que, de repente, ao retirar um livro, a cobra possa aparecer novamente ou até mesmo ferir alguém”, afirmou.

O universitário Raimundo Igor dos Santos, 20, representante do Centro Acadêmico de Administração, disse que, nesta quinta-feira, eles irão encaminhar um ofício à reitoria da Ufam solicitando providências. “É obrigação da instituição oferecer segurança aos estudantes”, ressaltou.

A assessoria de comunicação da Ufam informou que, na terça-feira, funcionários da empresa que presta serviços de limpeza à universidade fizeram uma busca pelo animal dentro da biblioteca, mas que ele não foi encontrado.