Dia Mundial Sem Carro quer mostrar os benefícios da bicicleta

A data tem o objetivo de fazer com que a população reflita sobre os impactos do uso excessivo de automóveis e os danos causados ao meio ambiente.

Manaus – Já pensou em deixar o carro em casa e usar outro modal de transporte? Nesta quinta-feira, 22 de setembro, comemora-se o Dia Mundial sem Carro. A data tem o objetivo de fazer com que a população reflita sobre os impactos do uso excessivo de automóveis e os danos causados ao meio ambiente. A Prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans)-, aderiu à campanha e fechou parceria com o grupo “Pedala Manaus”.

Os órgãos e o “Pedala Manaus” prepararam uma programação especial para a data. Às 8h, os ciclistas se encontrarão no Parque dos Bilhares, onde tomarão um café da manhã. Depois, seguirão de bicicleta até a UniNilton Lins, fazendo o percurso Avenida Djalma Batista – Av. Boulevard Alvaro Maia – Av. Umberto Calderaro Filho (antiga Rua Paraíba) –Av. Perimetral I e por fim, Av. Marque de Inhambupe *. No local, será realizado um workshop, com o tema “A bicicleta como alternativa de mobilidade urbana: Potencial e desafios”.

No workshop, com início previsto para as 11h, estarão presentes representantes do Governo do Estado, Manaustrans, além do Secretário Fabrício Lima (Semdej) e Ricardo Braga-Neto “Saci” (representante do Pedala Manaus) para uma breve apresentação de alguns minutos sobre a bicicleta como meio de transporte, seguida de discussão entre todos sobre modelos de infra-estrutura já desenvolvidos em outras localidades, políticas públicas, desafios e o potencial para a cidade de Manaus.

“A cada ano, essa ideia vem ganhando mais adeptos, e a expectativa para esta quinta-feira (22) são as melhores possíveis. Queremos mostrar os benefícios da bicicleta para o trânsito enquanto meio de transporte não poluente”, ressalta o titular da Semdej, Fabrício Lima.

 

Anúncio