Empresa de cosméticos faz doações para combater queimadas na Amazônia

Recursos são destinados a aquisição de equipamentos e treinamentos em locais onde foi registrada maior incidência de focos de incêndio

Manaus – Para colaborar no combate aos focos de incêndio na floresta amazônica – mais frequentes durante o período de seca na região e agravados devido aos efeitos das mudanças climáticas –, a Natura anunciou apoio para aquisição de materiais e equipamentos de proteção individual (EPIs), além de treinamentos de brigadistas e mobilizações. A iniciativa contempla quatro territórios em risco e onde a companhia tem relacionamento com comunidades agroextrativistas para fornecimento de insumos.

(Foto: Divulgação)

Os locais foram escolhidos por serem alvos de grande incidência de focos queimadas, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). São eles: Alto Madeira, Xingu, Tapajós, Baixo Tocantins. As ações serão implementadas e articuladas por associações e instituições que atuam na Amazônia, como o Saúde e Alegria-PSA da região do Tapajós/Pará, e em parceria com entidades públicas, como o Corpo de Bombeiros e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As doações, no valor total de R$100 mil, serão divididas igualmente entre os quatro territórios.

“Entendemos que o combate às queimadas e aos focos de incêndio deve ser liderado pelo poder público, e estar associado às comunidades, mas a iniciativa privada também pode contribuir. Afinal, a Amazônia é o bioma importantíssimo para todos”, afirma Denise Hills, diretora de sustentabilidade de Natura &Co para América Latina. “As queimadas ameaçam e reduzem a integridade da floresta Amazônica e aumentam o risco de colapso do bioma, eliminando a vida e o habitat de várias espécies, além de prejudicar a soberania e a saúde das pessoas”, explica.

Denise ainda lembra que a marca Natura mantém um compromisso histórico com a floresta. Desde o ano 2000, data do lançamento da marca Ekos, a Natura atua em um modelo que incorpora ingredientes da sociobiodiversidade brasileira na fabricação de seus produtos. O objetivo da empresa é contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio da transformação de desafios socioambientais em oportunidades de negócios. Atualmente, a operação da Natura contribui para a conservação de dois milhões de hectares de floresta em pé. Até 2030, a expectativa é chegar a 3 milhões de hectares conservados.

Anúncio