Fim de semana em Manaus será de tempo nublado com chuvas, diz Inmet

Na manhã desta sexta-feira (28), o Inmet registrou ventos que variavam entre 50 e 60 km/h durante a forte chuva que castigou a capital amazonense.

Manaus – A previsão do tempo para este final de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de tempo nublado, havendo possibilidade de chuvas no sábado (29) e com pancadas de chuva, no domingo (30).

Desde o início de setembro, o Inmet registra a ocorrência de várias rajadas de vento por todo o Amazonas, e na manhã desta sexta-feira (28), o órgão registrou ventos que variavam entre 50 e 60 km/h durante a chuva.

Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), as pancadas de chuvas e rajadas de vento são normais para período seco.

O Sipam explica que no período seco com transição para o período chuvoso, ocorre uma maior disponibilidade de energia (radiação solar) para o desenvolvimento dos processos meteorológicos (aquecimento da superfície e do ar, movimentos convectivos para a formação das nuvens).

Isso provoca linhas de instabilidade, resultando nas pancadas de chuvas, trovoadas e fortes rajadas de vento. Desta forma, a ocorrência de chuva no período seco está associada à ocorrência de tempestades, umas mais severas que outras.

O  Sipam alerta que até o último dia de setembro haverá ocorrência de chuvas associadas a trovoadas e rajadas de vento, persistindo até meados de outubro.