
A exibição do vídeo aconteceu nesta sexta-feira, no Les Artistes Café Teatro (Foto: Divulgação)
Manaus – A 11ª Primavera dos Museus levou para o Les Artistes Café Teatro memórias de pessoas que moram há 30, 40 e até 60 anos no Centro de Manaus. Ao todo, dez moradores participaram do ‘Memórias do Centro Histórico’, exibido nesta sexta-feira (22), para alunos e professores da Escola Estadual Professor Francisco Albuquerque, familiares e os moradores participantes do registro audiovisual.
A exibição do vídeo, gravado em agosto e setembro, integra o projeto com o tema ‘Museus e Suas Memórias’, destacando a importância de valorizar a memória institucional como elo na memória construída e compartilhada a partir de diferentes perspectivas sociais e que tem no museu um importante ponto de conexão.
Relatos
Comovida, a filha de um dos moradores homenageado, a administradora Glenda Lima, destaca que ficou encantada ao ver seu pai, Eliseu Lima, relatar sobre sua trajetória no Centro Histórico.
“Eu achei lindo a atitude de vocês de olharem o passado de onde foi o começo, a raiz de Manaus. Assistir meu pai abordando sua história desde a época que chegou aqui, no Centro, para mim é emocionante. Além de tudo, também relembrei a minha infância, dos momentos em que corria pelas ruas para brincar”, disse emocionada.
Para a professora de Geografia Clauderlane Monteiro, a iniciativa do projeto, de resgatar a memória do Centro Histórico, tem um grande fundamento, que é manter presente a tradição da nossa cultura.
“Os meus alunos tiveram uma verdadeira aula com esses moradores e vão aproveitar muito o conhecimento adquirido. Eles ficaram felizes em saber que os moradores exibidos no vídeo estavam presentes. Ficaram encantados com as histórias e perceberam que nós não podemos perder isso e temos que passar para os outros”, comentou Clauderlane. “Para mim, como professora, é muito gratificante, pois nós o trouxemos para que conheçam essas raízes e saber que ainda existe incentivo fora da sala de aula”.