Manaus sediará encontro promovido pelo instituto Lixo Zero

Evento acontece de 26 a 28 de maio pela plataforma Zoom e reunirá autoridades, órgãos, empresas e entidades que atuam direta ou indiretamente na área

Manaus – Pelo segundo ano consecutivo, Manaus vai receber o “2º Encontro Municipal Lixo Zero de Melhores Práticas”, evento que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 deste mês, reunindo as principais autoridades, órgãos, empresas e entidades que atuam direta ou indiretamente na área, para discutir o tema e os projetos que estão sendo executados na capital amazonense. Estará presente na abertura do evento o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Rodrigo Sabatini.

(Foto: Divulgação)

Participarão do encontro representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), das Secretarias Municipais de Limpeza Urbana (Semulsp) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

O evento é promovido pelo ILZB, em parceria com a empresa credenciada Damata Consultoria e Projetos e com o coletivo Manaus Lixo Zero. Devido à pandemia por coronavírus e o isolamento social, este ano o encontro será realizado por meio digital, em live pela plataforma zoom. O acesso para participação é através do link que será disponibilizado no Instagram (@manaus_lixo_zero), nos dias de programação do encontro.

Realizado em várias capitais brasileiras, o “Encontro Municipal Lixo Zero” tem como objetivo chamar a atenção da população e das autoridades para a questão do descarte de lixo nas cidades. “O problema envolve responsabilidade ambiental por parte de todos e a adoção de um novo estilo de vida”, explica o biólogo Daniel Santos, diretor da Damata Consultoria e embaixador, em Manaus, do ILZB.

De acordo com Daniel Santos, o encontro é importante, porque agrega, em torno do assunto, sociedade civil, empresas, instituições e o poder público, com objetivo comum de dar visibilidade às melhores práticas em relação aos resíduos sólidos em Manaus, difundindo-as de forma a criar uma conscientização. “É através desses eventos que tentamos conscientizar a sociedade a mudar seus hábitos, adotando o conceito de lixo zero na cidade”, explica.

Programação

No evento, especialistas e autoridades no assunto irão abordar seis temas. As datas, temas e horários são: 26 de maio – Políticas Públicas (15h) e Compostagem (19h); 27 de maio – Tendências e Estilo de Vida (15h) e Educação e Conscientização (19h); e 28 de maio – Redução e Reuso (15h) e Reciclagem (19h).

No tema Políticas Públicas, estão confirmadas as presenças dos seguintes palestrantes: o coordenador das ações ambientais do TCE, conselheiro Júlio Assis Correa Pinheiro; o presidente da Comissão de Meio Ambiente da CMM, vereador Fransuá Matos; o secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Ricardo Rocha Farias; o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson de Oliveira Júnior; e a analista de Educação Ambiental da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Kelly Souza.

No tema Compostagem, os palestrantes serão o engenheiro Florestal Lucas Henrique, da empresa Resíduo Celeste, falando sobre os diferentes tipos de compostagem; o gestor da Inforce, José Coutinho, abordando o tema “Tecnologia do Home Biogás para grandes geradores”; e o coordenador do projeto Ciclo Orgânico Manaus, Marco Antônio Lima, que irá focar na compostagem doméstica.

Em Tendências e Estilo de Vida, os palestrantes convidados vão falar das suas experiências no dia a dia. Elis Conde, estudante de sustentabilidade ambiental em Londres, vai falar sobre “Realidade pessoal com resíduos entre Manaus x Londres”; Ton Souza, sócio diretor da empresa Henley, abordará o tema “Estilo de Vida e Profissional”; George Umberto, turismólogo, irá discorrer sobre a sua atividade como “catador” de resíduos recicláveis, com a proposta de converter o dinheiro da venda para ajudar pessoas carentes; Eduardo Henrique, gestor de resíduos, contará como está mudando o hábito de sua família na forma de consumo e fazendo mudanças em seu condomínio em rela ç ão ao descarte correto de resíduos; e Janaína Aguiar, funcionária pública, irá relatar a sua experiência, na procura por lojas que vendam produtos sustentáveis para usar no dia a dia.

No tema Educação e Conscientização os convidados são a gestora da escola Igapó, Renata Mourão, que, de uma forma lúdica, ensina às crianças a relação com os resíduos; Jadson Corrêa, coordenador do projeto Remada Ambiental, que irá falar das “Atividades de conscientização no rio Tarumã”; a professora Cristina da Silva Castro, coordenadora do projeto Econsciência, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); e a Gerência de Educação Ambiental da Semmas.

Sobre Redução e Reuso, os palestrantes são: Fabiane Azevedo, da Marcenaria Sustentável, abordando a “Utilização de Madeiras e Processos Sustentáveis”; Silvia Moreira, coordenadora do projeto “Troca de Livros” da Ufam; Thaysa Vianez, proprietária da loja Loucerrie, falando sobre “Logística Reversa de produtos para festas”; Fábio Margarido, da Art Tonel Decor, com “ Reutilização de Toneis de Metal”; e Albeneida Veloso, do Ateliê Devorê, sobre “Sustentabilidade na costura”.

O último tema do encontro é Reciclagem, com os seguintes participantes: Daniel Chaves, diretor técnico da FortLub, falando sobre a reciclagem das embalagens de lubrificantes; Laís Castro, engenheira Ambiental e CEO do projeto TrashBack; Alessandro Dinelli, sócio proprietário da Descarte Correto, falando sobre reciclagem de resíduos tecnológicos; Elisa Muller, coordenadora Ambiental, abordando a reciclagem em Manaus; Fernando Lindo, sócio da Innforce, falando sobre a máquina Retorna Machine; e representantes do Movimento Nacional dos Catadores Recicláveis, Suelen Ramos (coordenadora) e David Guimarães (técnico).

Movimento internacional 

O “2º Encontro Municipal Lixo Zero” conta com o apoio, na organização e concepção, da Damata Consultoria, empresa amazonense que atua na área de estudos e projetos ambientais, primeira da região credenciada ao ILZB. Estão à frente da organização do evento os embaixadores do ILZB em Manaus, o biólogo Daniel Santos, a administradora Almira Neta e a engenheira ambiental Fabrícia Medeiros.

O ILZB é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito lixo zero no país. Representa, no Brasil, a Zero Wast Internacional Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem conceitos e princípios visando à sustentabilidade da cadeia de resíduos, com otimização dos descartes e eliminação do lixo no mundo. Daniel Santos explica que as organizações credenciadas ao ILZB têm como objetivo comum a articulação pela mudança nos padrões de produção e consumo, tendo como meta a eliminação do lixo.

Para mais informações sobre o “2º Encontro Municipal Lixo Zero” é só entrar em contato pelo e-mail institutolixozeromanaus@gmail.com ou pelos telefones (92) 99132-0500/ 99460-5121/99219-9249.