Parque do Mindu intensifica sensibilização ambiental com ações de limpeza

No último dia 21 foi retirada das margens do igarapé aproximadamente uma tonelada de resíduos

Manaus – O Parque Municipal do Mindu se tornou referência na realização de ações de sensibilização e educação ambiental na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, no tocante à problemática do descarte incorreto de resíduos nos igarapés da cidade. Ao longo do ano, a unidade de conservação recebeu sete grupos de voluntários de instituições públicas e privadas para a remoção de lixo flutuante que é jogado ao longo do trajeto do igarapé do Mindu, e acaba retido nas margens preservadas do parque.

Trinta militares da Marinha participaram da limpeza, dentro da programação alusiva ao Dia da Amazônia Azul, celebrado no último dia 21 (Foto: Divulgação/Semmas)

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Nelson de Oliveira Júnior, as ações socioambientais fazem parte do programa de gestão de resíduos flutuantes executado na unidade e são excelentes ferramentas de educação ambiental.

“Com as ações socioambientais de limpeza, sensibilizamos um número cada vez maior de pessoas que participam anualmente dos mutirões e passam a entender a dinâmica dos resíduos flutuantes do igarapé como resultado da ação do homem contra o meio ambiente”, afirma o secretário.

Na última quinta-feira (21), foi a vez de militares do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil realizarem um mutirão de coleta no trecho da área de preservação permanente que corta a unidade.

No total, 30 militares da Marinha participaram da limpeza, dentro da programação alusiva ao Dia da Amazônia Azul, celebrado no último dia 21. A ação retirou das margens aproximadamente uma tonelada de resíduos. A data é comemorada pela Marinha de forma simbólica, visando promover o conhecimento sobre o mar brasileiro e suas especificidades, reforçando para a sociedade a importância social e econômica da Amazônia Azul, para o desenvolvimento do País.

Ao longo do ano, o Parque do Mindu realizou ações socioambientais com as multinacionais alemã Harman, a americana Soluction 2 Go, a francesa Armor e a japonesa Keihin, além da Marinha do Brasil e as Organizações Não Governamentais (ONGs) Greenpeace e Fundação Amazonas Sustentável (Virada Sustentável).

Desde que foi implantado, em 2014, o programa já retirou mais de 13 toneladas de resíduos das margens do igarapé, apenas com a realização da ação anual do Dia D – Todos contra os Resíduos Sólidos.

“Com o passar dos anos, observamos a adesão cada vez maior da sociedade, com a participação de centenas de pessoas, entre estudantes, professores, moradores do entorno do parque e servidores municipais”, explica o gestor do parque, José Feitoza.

Anúncio