Projetos de sustentabilidade dão condições para os desafios ambientais

“Sustentabilidade é essencial”, diz a administradora  Renata D’Albuquerque Braga

Manaus- Sustentabilidade tem ganhado cada vez mais importância, com projetos que visam melhorar o meio ambiente e o bem-estar social, ao mesmo tempo em que impulsionam a economia. Sobre o assunto  entrevistamos  a administradora de empresas e especialista em planejamento e gestão em políticas públicas, Renata Valquerizo D’Albuquerque Braga, que destaca a necessidade de união no  enfrentamento dos desafios e na promoção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

(Foto: Divulgação)

 O que exatamente são os projetos de sustentabilidade?

O conceito de sustentabilidade surgiu do entendimento de que alguns recursos naturais são limitados e outros podem levar muito tempo para se renovar. Ele deriva da compreensão de que é preciso encontrar meios de suprir as necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras. Logo, existe uma harmonia entre a economia, a sociedade e o meio ambiente.

Nesse sentido, os projetos de sustentabilidade são iniciativas que buscam equilibrar os aspectos ambientais, sociais e econômicos, garantindo um desenvolvimento responsável e sustentável. O objetivo é criar um ambiente em que as necessidades humanas sejam atendidas sem prejudicar o meio ambiente e os recursos naturais.

Buscar alternativas renováveis e limpas, como por exemplo a energia solar, também está na base do pensamento de projetos sustentáveis, o que favorece o desenvolvimento econômico sustentável

 Por que a sustentabilidade é importante para a sociedade?

A sustentabilidade é essencial para garantir a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das gerações presentes e futuras.

Portanto, diante de uma população mundial que só cresce, são cada vez mais evidentes os impactos negativos que o homem provoca na natureza, tais como: poluição do ar, aquecimento global em decorrência do desmatamento, acúmulo de sólidos, diminuição da biodiversidade, dentre outros. Logo, a preservação de recursos naturais, como água, terras, ar, biomas, é a garantia da sobrevivência da sociedade a longo prazo.

Como esses projetos contribuem para o crescimento econômico?

Os projetos sustentáveis geram empregos, renda e oportunidades de negócios, estimulando a economia de maneira mais consciente e responsável.  Os projetos de sustentabilidade impactam positivamente na economia, pois impulsionam a inovação e competitividade no mercado.

Além disso, os projetos atraem investimentos e promove o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções ecológicas, gerando empregos e reduzindo custos.

Quais são os principais desafios para implementar projetos de sustentabilidade?

Os principais desafios podemos destacar: a falta de conscientização, recursos financeiros limitados, resistência à mudança e falta de políticas públicas.

É fundamental promover a educação e a colaboração entre empresas, sociedade e Poder Público para superar esses obstáculos.

 

Pode nos dar exemplos de projetos de sustentabilidade bem-sucedidos?

Um exemplo é o projeto de energia solar em comunidades rurais e ribeirinhas, que não só fornece energia limpa, mas também possibilita o ribeirinho executar suas atividades laborais, como produção de farinha e aumenta a independência energética.

As comunidades ribeirinhas do Amazonas enfrentam desafios únicos quando se trata de acesso à energia elétrica. A geografia da região, com rios sinuosos e densas florestas, dificulta a conexão à integração da rede elétrica nacional. Como resultado, muitas comunidades dependem de geradores movidos a diesel, que são caros, poluentes e insustentáveis, ou simplesmente vivem sem energia elétrica. Dessa forma, a energia solar como solução sustentável bem-sucedida, pois é uma fonte limpa e renovável que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a conservação dos recursos naturais da região.

Outro exemplo é a implementação de sistemas de transporte público eficientes, sustentáveis e com baixa emissão de poluentes, como vans, metrôs e ônibus elétricos.

Quais são os principais desafios para implementar projetos de sustentabilidade?

Os principais desafios incluem a falta de conscientização da população, recursos financeiros limitados, resistência à mudança e falta de políticas públicas. É fundamental promover a educação e a colaboração entre empresas, governos e sociedade para superar esses obstáculos.

 

Anúncio