Pedalada alerta para a ameaça de extinção do sauim-de-coleira em Manaus

A pedalada vai sair do Bosque da Ciência, no Aleixo, passar pela Avenida das Torres e chegar no Parque do Mindu, no Parque 10 de Novembro.

Manaus – Chamar a atenção de toda a sociedade em relação ao direito de ir e vir das pessoas e também dos animais, além da importância da manutenção das áreas verdes para o bem-estar de todos os habitantes da cidade. Este é o objetivo dos participantes de um passeio ciclístico organizado pelos grupos Pedala Manaus, Guaribike e PAN Sauim-de-Coleira para comemorar o dia do sauim-de-coleira, neste domingo (20), a partir das 8h.

De acordo com os organizadores do evento, a perda de florestas urbanas e do entorno da cidade tem afetado gravemente as populações de animais, especialmente o sauim-de-coleira.

As ruas, avenidas e estradas acabam se tornando barreiras para a movimentação dos animais, o que vem acarretando a morte por atropelamento de sauins e de várias outras espécies silvestres.

Sauins são também agredidos por cães e gatos domésticos, atingidos por pedras atiradas com baladeiras e até mesmo morrem eletrocutados em fios elétricos.

De nome Saguinus bicolor, ameaçada de extinção, essa espécie ocorre apenas na cidade e arredores de Manaus.

A pedalada vai sair do Bosque da Ciência, no Aleixo, passar pela Avenida das Torres e chegar no Parque do Mindu, no Parque 10 de Novembro, onde estão previstas uma série de atividades como distribuição de brindes, exposições fotográficas,  apresentações artísticas e demais ações que fazem parte da comemoração do Dia do Sauim e a semana do aniversário de Manaus.

Anúncio