Programa de monitoramento realiza nova soltura de quelônios em rio no AM

Animais serão devolvidos à natureza na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, no Rio Cueiras

Manaus – O Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservação do Estado do Amazonas (ProBUC) vai realizar na manhã da próxima sexta-feira (8), a 7ª Soltura de Quelônios da comunidade Nova Esperança na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, no Rio Cueiras.

(Foto: Joarlisson Garrido)

“Essa é uma iniciativa de órgãos e projetos ambientais junto com ribeirinhos para conservação das tartarugas da região. Consiste em um trabalho de meses, que começa na época da desova com a procura dos ninhos, pelos comunitários e transferência dos ovos para uma incubador seminatural e quando nascem, eles cuidam dos filhotes em um berçário por meses até estarem preparados para voltar à natureza em um evento chamado de Soltura dos Quelônios, que envolve todos moradores, comunidades vizinhas e alguns convidados”, disse a pesquisadora e coordenadora Maria Augusta Agostini.

blank

(Foto: Joarlisson Garrido)

Ainda de acordo com Agostini, os participantes sairão de Manaus em uma lancha rápida na sexta-feira (7), por volta das 6h, e retornarão no mesmo dia, por volta das 19h, a capital amazonense.

O evento contará com café da manhã e almoço. Os participantes também conhecerão uma tribo indígena, passarão pelas belezas naturais do Arquipélago de Anavilhanas com direito a banho de rio em uma praia, além de soltar os quelônios na comunidade.

Anúncio