Manaus – Não sou médium, nem tampouco tenho bola de cristal, mas meus 20 anos de vida pública me levam a um patamar de empirismo vivido nas ruas, juntamente com as afirmações colhidas nos mais de 60 bairros da nossa cidade e nas mais de 240 comunidades existentes de nossa Manaus.
Para começar vamos do zero e do zero posso afirmar que PSOL, REDE e, para surpresa de muitos, o PSD ficará sem representante na Câmara em 2021; Aos exércitos de um homem só posso cravar que Cidadania, PMB, PP, PDT, DEM, PC do B, MDB, DC e PRTB estarão igual a barriga de mulher grávida que antigamente tínhamos que abrir para ver se é “menino ou menina” ou seja, quem será o representante na Câmara, visto que só farão um eleito, cada. Estamos falando de nove partidos. Para falarmos de bancada, temos que levar em consideração, pelo menos, dois vereadores eleitos.
Para este humilde analista há algumas interrogações: O PTC ficará pelo grande trabalho com dois representantes? Não sei as urnas falarão, pois nessa situação se encontra o Solidariedade, que terá dois assentos garantidos, assim como o o PMN, Podemos, PL, PSL, PV, PT, PTB, PROS, Republicanos, Patriotas e PSB. Todos estão de olho nessas terceiras vagas. Anote aí que já chegamos entre 25 a 28 eleitos dependendo do esforço de todos visto que não possuímos coligação proporcional, apenas majoritária.
Me indago como fica a conjuntura atual? O governador com tudo o que vem enfrentando deverá ter seus representantes. Serão três do PSC, mesmo número que irá agrupar os tucanos do atual prefeito Arthur Neto no PSDB. E ai vem o que será a nova maior bancada da Câmara. Será um sinal ou apenas dizer o que nos reserva depois das eleições. Caberá ao Avante ter, no mínimo, quatro representantes. Anote bem, somando tudo agora teremos 38 eleitos dos 41, o que daria a variação de alguns partidos conseguirem as três vagas. Quanto a renovação, creio cravando em 50% de 20 a 21 novos vereadores ou retornando em mandatos alternados. A Bancada Bolsonarista será formada na Câmara, no mínimo, com cinco representantes e a bancada do governo atual terá, no mínimo, mais cinco. Arthur Neto terá, no mínimo, outros três aliados, e a esquerda tradicional com, no mínimo, três o que tornará a Câmara Municipal palco de grandes discussões para 2022.
Acredito que o novo prefeito de Manaus já irá contar a partir do dia 15 de novembro para o segundo turno com, no mínimo, 12 vereadores eleitos. Faça as contas e boa sorte, o que acontecerá no dia depois de amanhã são cenas para os próximos capítulos.
*Pós-graduado em Políticas Públicas e superintendente do Patrimônio da União no Amazonas