Alessandra Campêlo faz Wilson Lima perder sua base na Assembleia Legislativa

Wilson tentou enfiar goela abaixo o nome da deputada para presidir o parlamento estadual. O nome da deputada foi rejeitado pelos pares

Manaus – A eleição do novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) dá sinais que o governo de Wilson Lima perdeu sua base e está enfraquecido. Wilson tentou enfiar goela abaixo o nome da deputada Alessandra Campêlo para presidir o parlamento estadual. O nome da deputada foi rejeitado pelos pares. Josué Neto e a oposição imprimiram uma expressiva derrota ao governador Wilson Lima. Apesar do tumulto, acusações e discussões, Joana Darc e Alessandra Campêlo não conseguiram fazer parte da presidência da Aleam. A derrota foi de lavada, 16 votos contra 8 da base do governo que não elegeu a chapa de Berlamino Lins. Isso mostra o enfraquecimento de Wilson Lima. A deputada prevendo a derrota não colocou o nome na disputa.

Base do governo

O governador Wilson Lima apoiava a eleição de Alessandra Campêlo para a presidência da Aleam. Mas, fracassou. Os deputados rejeitaram os nomes de Campêlo e Darc. Prevendo a derrota, Alessandra Campêlo articulou o nome de Berlamino Lins para disputar a presidência da casa.

Sem apoio

Por causa da manobra realizada para votação da chapa que compõe a Mesa Diretora da Aleam para 2021 e 2022, a apoiada de Wilson, deputada Alessandra Campêlo e a líder do governo, protagonizaram momentos de acusações e desabafos sobre colegas parlamentar que declaravam, segundo elas, apoio ao governador, mas que por conta da votação, se mostraram independentes.

Acusações

Segundo informações de bastidores, a deputada Joana Darc terá que responder na Comissão de Ética da Aleam, as fortes acusações que realizou contra o deputado Roberto Cidade, eleito com 16 votos para ser o novo presidente da Aleam. Por conta dessas acusações, Joana pode perder o mandato.

Independência

A deputada Joana Darc perdeu o controle e passou a protagonizar cenas vergonhosas para o parlamento amazonense. O mesmo aconteceu com a deputada Alessandra Campêlo que não conseguiu emplacar sei nome passou agredir os deputados que não concordaram em votar nela para presidente.

Votação

Se analisarmos o resultado das votações para as duas chapas que foram apresentadas para compor a presidência da Aleam, podemos perceber que o governador Wilson Lima perdeu o apoio da maioria dos deputados estaduais. Esse apoio é extremamente importante e interessante para o governador, já que determinadas votações podem decidir o futuro do chefe do Estado.

Anúncio
Anúncio