Falta de insulina assusta e preocupa pacientes em Itacoatiara

A sede do município de Itacoatiara sofre com a falta do medicamento, indispensável para quem possui diabetes, principalmente em momentos de crise

Em Itacoatiara, as unidades básicas de saúde estão sem insulina do tipo regular para os pacientes diabéticos que necessitam do medicamento para o tratamento, principalmente nos momentos de crise da doença. Após receber várias denúncias de moradores da Vila de Novo Remanso, um pedido feito pelo vereador Robson Siqueira, cobra que o prefeito do município e a Secretaria Municipal de Saúde, realizem o envio imediato em carácter emergencial do medicamento para todas as unidades de saúde.

Insulina

O pedido protocolado na última segunda-feira, dia 24 de maio deste ano, na Câmara Municipal de Itacoatiara pelo vereador Robson Siqueira, solicita ao prefeito do município, Mario Jorge Abrahim e a secretária municipal de saúde, Dra. Rogéria Aranha Peixoto Lima, forneçam de forma emergencial, insulina do tipo regular para atender os pacientes diabéticos que necessitam do medicamento para o tratamento da doença.

Urgência

Segundo o vereador Robson Siqueira, o pedido foi realizado após diversas denúncias de moradores de Itacoatiara que precisam do medicamento para ter uma vida normal. “Esse requerimento foi enviado à Prefeitura de Itacoatiara para que fosse destinado imediatamente para a Unidade Básicas de Saúde (UBS) da Vila de Novo Remanso e demais unidades do município, a insulina do tipo regular”, denunciou.

Necessidade

A sede do município de Itacoatiara sofre com a falta do medicamento, indispensável para quem possui diabetes, principalmente em momentos de crise. “Esse tipo de insulina, é utilizada em Pronto-Socorros e Unidades Básicas de Saúde nos pacientes que chegam em crise de hiperglicemia, ou seja, quando a pessoa está com a diabetes ‘descompensada’ e começa a sofrer com alguns sintomas como fraqueza, náusea, vômito, dor musculares, entre outros. Essa insulina regular é aplicada pelos profissionais de forma subcutânea para tirar o paciente da crise”, explicou.

Estoque

Ainda segundo o vereador, atualmente as unidades de saúde e prontos-socorros, possuem outro tipo de insulina em estoque. “Hoje, o município de Itacoatiara possui apenas insulina do tipo NPH, mas não a insulina do tipo regular. Por isso, nós solicitamos que seja destinada às unidades de saúde, a insulina regular que é a mais utilizada nas unidades de pronto atendimento”, disse Robson.

*Apresentador do programa Amazonas Diário

Anúncio