Em Itacoatiara, as unidades básicas de saúde estão sem insulina do tipo regular para os pacientes diabéticos que necessitam do medicamento para o tratamento, principalmente nos momentos de crise da doença. Após receber várias denúncias de moradores da Vila de Novo Remanso, um pedido feito pelo vereador Robson Siqueira, cobra que o prefeito do município e a Secretaria Municipal de Saúde, realizem o envio imediato em carácter emergencial do medicamento para todas as unidades de saúde.
Insulina
O pedido protocolado na última segunda-feira, dia 24 de maio deste ano, na Câmara Municipal de Itacoatiara pelo vereador Robson Siqueira, solicita ao prefeito do município, Mario Jorge Abrahim e a secretária municipal de saúde, Dra. Rogéria Aranha Peixoto Lima, forneçam de forma emergencial, insulina do tipo regular para atender os pacientes diabéticos que necessitam do medicamento para o tratamento da doença.
Urgência
Segundo o vereador Robson Siqueira, o pedido foi realizado após diversas denúncias de moradores de Itacoatiara que precisam do medicamento para ter uma vida normal. “Esse requerimento foi enviado à Prefeitura de Itacoatiara para que fosse destinado imediatamente para a Unidade Básicas de Saúde (UBS) da Vila de Novo Remanso e demais unidades do município, a insulina do tipo regular”, denunciou.
Necessidade
A sede do município de Itacoatiara sofre com a falta do medicamento, indispensável para quem possui diabetes, principalmente em momentos de crise. “Esse tipo de insulina, é utilizada em Pronto-Socorros e Unidades Básicas de Saúde nos pacientes que chegam em crise de hiperglicemia, ou seja, quando a pessoa está com a diabetes ‘descompensada’ e começa a sofrer com alguns sintomas como fraqueza, náusea, vômito, dor musculares, entre outros. Essa insulina regular é aplicada pelos profissionais de forma subcutânea para tirar o paciente da crise”, explicou.
Estoque
Ainda segundo o vereador, atualmente as unidades de saúde e prontos-socorros, possuem outro tipo de insulina em estoque. “Hoje, o município de Itacoatiara possui apenas insulina do tipo NPH, mas não a insulina do tipo regular. Por isso, nós solicitamos que seja destinada às unidades de saúde, a insulina regular que é a mais utilizada nas unidades de pronto atendimento”, disse Robson.
*Apresentador do programa Amazonas Diário