Lula já cedeu uma parte do município Presidente Figueiredo, rico em estanho nióbio e urânio, para a China. Esta não se preocupa com nióbio e estanho…e sim com a fartura de urânio, que é o principal insumo natural para a confecção de bombas atômicas!
Veja: a China ganha um “dinheirinho”, que não a torna nem mais rica e nem mais pobre, porém poderá armar, ainda mais, seus aliados, quem sabe!, um dia, atacando o próprio Brasil. É um erro estupidamente burro do governo Lula: a) abriu mão, não sei a que preço, uma baita faixa de terra amazonense e amazônica; b) se o presidente pós-Lula pedir a terra de volta, tenho certeza de que a poderosa China dirá que não sairá. E ainda solicitará outro (s) espaço (s).
Pressinto que um ambiente de Terceira Grande Guerra poderá surgir, na disputa pela estratégia e rica Amazônia. Situação mais grave do que as pessoas do senso comum possam imaginar!
Isso é motivo real – e não politiqueiro- para se decidir sobre o impeachment do Presidente.
Aí estão delitos como: a) lesa Amazonas; b) lesa Amazônia; c) lesa Brasil; d) contribuição para deteriorar, mais do que já existe concretamente, a paz mundial!
Indagações a fazer: a) quanto foi cobrado à China e em que moeda se deve estimar a negociação; b) os detalhes da cessão, aluguel ou compra dessa terra amazonense está poblicado no Portal da Transparência? c) Qual o tempo de validade dessa cessão, se é que foi apenas uma cessão? d) saiu no Diário Oficial da União? e) foi submetida ao Congresso Nacional? Os parlamentares endossaram, em sua maioria, a proposta chinesa e o absurdo ‘de acordo’ do executivo federal?
Esse tema precisa ser discutido muito, de Brasil a Brasil. A AMAZÔNIA É TERRA BRASILIS.
A AMAZÔNIA É NOSSA!
* Diplomata, foi por 20 anos deputado federal e senador, líder por duas vezes do governo Fernando Henrique, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, líder das oposições no Senado por oito anos seguidos e três vezes prefeito da capital da Amazônia.