Mulheres na política

Um chamado para que as mulheres da nossa cidade e de todo o Amazonas ampliem a sua participação nos ambientes de discussão e decisão

Manaus – Desde criança eu tenho uma consciência muito forte de que as mulheres são fundamentais em qualquer campo da nossa sociedade. No começo, ainda menino, eu vi isso muito claro na presença da minha mãe, como um dos braços fortes de uma família de sete filhos, diante de todas as dificuldades daquela época. Ao longo do tempo, esse olhar foi amadurecendo de acordo com as mudanças de visão e conceitos sobre o papel de homens e de mulheres.

Hoje, a percepção sobre a importância da participação efetiva das mulheres, nos fóruns de debate e de construção política, está em mim ainda mais consolidada. Digo isso neste artigo, que compartilho com todos, um dia depois do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, porque todo dia é dia para refletir e agir, sem os velhos estereótipos mercadológicos que fizeram da data construída a partir de lutas apenas um dia para as estratégias comerciais.

Longe de querer se desfazer das homenagens de rosas e doces que maridos, patrões e filhos fazem ao longo deste mês de março, a minha palavra aqui é, na verdade, um convite. Um chamado para que as mulheres da nossa cidade e de todo o Amazonas ampliem a sua participação nos ambientes de discussão e decisão.

O cenário atual de conquistas, como o direito ao voto, igualdade salarial, licença-maternidade, além da garantia de emprego durante a gestação, construído ao longo de décadas, diante do velho machismo e patriarcado, ainda precisa do reforço da participação. Neste ano de eleição municipal, a inclusão no processo tem que ser incentivada.

Não falo aqui apenas dos 30% constitucionais dentro dos partidos – que considero um número ainda pequeno -, falo, mesmo, de ocupar os espaços legais e arregaçar as mangas, para que o processo seja ligeiramente igualitário para mulheres e homens, bom para todos os lados.

* Deputado estadual da 15ª a 17ª legislatura, governador do Amazonas em 2017 e presidente estadual do partido Avante no Amazonas