Compromisso e responsabilidade

Tenham a certeza de que o espírito público e a responsabilidade continuarão pautando nossos trabalhos neste novo ano

Manaus – Foi um ano difícil, pontuado por turbulências políticas e marcado por uma chaga sem tamanho do ponto de vista social e econômico: apesar dos sinais – ainda frágeis – de recuperação da economia, atravessamos 2019 com quase 13 milhões de brasileiros sem trabalho e 40 milhões de subempregados.

No Senado, respondemos com firmeza aos desafios que nos foram impostos. A aprovação da reforma da Previdência foi um primeiro passo para o enfrentamento do desemprego e da crise fiscal.

Fomos além. Fechamos 2019 com a certeza de que avançamos bastante no desenho de um novo pacto federativo, capaz de afrouxar a centralização excessiva de recursos na União, reduzir as desigualdades regionais e devolver a estados e municípios o poder de movimentar a economia e gerar mais empregos.

O ano de 2019 também marcou uma primeira vitória sobre a cobrança de juros extorsivos ao consumidor – uma de nossas principais bandeiras -, comemoramos a aprovação do projeto anticrime e do projeto que torna imprescritível o crime de feminicídio e do médicos pelo Brasil.

E é com os amazonenses, sempre, o meu primeiro compromisso. Conseguimos levar saúde, infraestrutura e qualidade de vida à Região Metropolitana de Manaus, ao interior do Estado, a inúmeras comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas.

Entre outros benefícios, asseguramos para o Amazonas vinte Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSFs). Muitas delas já estão, rio afora, levando atendimento médico e odontológico de qualidade a dezenas de milhares de pessoas. Também conseguimos aportar para os nossos municípios mais de R$ 134 milhões para pavimentação urbana e recapeamento de vias.

Nossa parceria com o ministro da Infraestrutura também rendeu bons frutos. Um de nossos projetos mais importantes, a recuperação da BR 319, começou, finalmente, a sair do papel. Essa é uma luta antiga, da qual não abrimos mão.

Tenham a certeza de que o espírito público e a responsabilidade continuarão pautando nossos trabalhos neste novo ano. Um 2020 pleno de paz, saúde e oportunidades para todos nós!

*Senador da Republica e líder do MDB

Anúncio