Feliz dia das mães!

Estendo à todas as mães brasileiras e amazonenses o meu carinho e o meu respeito

Manaus – Neste domingo, 14 de maio, Dia das Mães, celebramos o amor incondicional, a dedicação e o altruísmo. Minha gratidão à minha doce e eterna mãe, Dorothéa de Souza Braga, sempre presente no meu coração e nos meus melhores pensamentos, e à Sandra, exemplo para mim e para nossas filhas Brenda, Bruna e Bianca.

À Brenda e à Bruna, já mães, presto também as minhas homenagens. Graças a vocês, desfruto de uma das maiores alegrias da vida, a de ser avô de Gael e Aurora.

Estendo a todas as mães brasileiras e amazonenses o meu carinho e o meu respeito – deferência, aliás, que sempre tive nos meus mais de 40 anos de vida pública.

A influência feminina e materna foi determinante para a minha formação e para as escolhas que fiz como legislador, prefeito de Manaus, governador do Amazonas e ministro de Estado.

Cito, como exemplo, o Projeto de Lei 3.717/2021, de minha autoria, que institui a Lei dos Direitos da Mãe Solo. Aprovado no ano passado, no Senado, ele aguarda deliberação da Câmara dos Deputados.

Entre as medidas previstas na minha proposta estão pagamento em dobro de benefícios, prioridade em creches, cotas mínimas de contratação em empresas e acesso a crédito.

Não podemos ser indiferentes a essa faixa da população que cresce gradativamente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 11 milhões de mães solo no nosso país, 60% delas vivem abaixo da linha da pobreza – corajosas cidadãs que assumem sozinhas a missão de sustentar seus descendentes e formá-los para o futuro.

Lutamos, ainda, em outras frentes para garantir direitos sociais, geração de emprego e renda às mulheres. Entre elas, muitas são mães. Entre estas mulheres e mães, há muitas vítimas de violência doméstica ou familiar – um segmento que precisa ser priorizado no novo Minha Casa, Minha Vida. É o que defendo por meio de uma emenda apresentada à Medida Provisória do programa habitacional (MP 1.162/2023) e como presidente da comissão mista (formada por deputados e senadores) responsável por analisar essa matéria.

Tenham em mim, mulheres e mães, um companheiro permanente para as lutas. Sigo com vocês em nome de dona Dorothéa, Sandra, Brenda, Bruna e todas as amazonenses.

*O parlamentar é ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-prefeito de Manaus, ex-governador por dois mandatos, ex-ministro de Minas e Energia, atual líder do MDB no Senado Federal e presidente da Comissão Mista da MP 1.162/23 do novo Programa Minha Casa, Minha Vida.

Anúncio