Como prometi no artigo desta semana vou contar a história de como aconteceu o processo de interligação de Itacoatiara ao Linhão de Tucuruí, município da Região Metropolitana de Manaus, a segunda cidade do interior amazonense, a fazer parte do Sistema Integrado Nacional, o SIN.
O presidente Lula visitou o Amazonas em 2003 atendendo a um convite meu, quando estava governador do Estado. Na época, apresentei os problemas de geração de energia vividos pela população da nossa querida Velha Serpa. O presidente se comprometeu interligar a cidade ao SIN.
No dia 20 de junho passado, se iniciou a substituição da usina termelétrica movida a óleo diesel para alimentar Itacoatiara pelo Linhão de Tucuruí com carga de 138 kV/13.8 kV, ou seja, o dobro da sua capacidade. Agora, o povo itacoatiarense vê o seu sonho realizado, assim como aconteceu em Parintins.
Mas o nosso trabalho não para por aí. Silves, Caapiranga, Itapiranga e Urucurituba serão as próximas cidades interligadas ao sistema nacional elétrico. Com isso vamos abrir as portas para outras localidades, e garantir que o Amazonas saia da dependência de usinas movidas a óleo diesel.
O Linhão de Tucuruí garante uma expressiva economia de óleo diesel aos municípios, é excelente para o meio ambiente e, acima de tudo, fornece uma energia limpa e de qualidade. A consequência disso é o desenvolvimento social e a geração de empregos e renda para as populações do interior do Amazonas.
A ligação do Amazonas com o Linhão Tucuruí vai melhorar a conexão de Internet. Está vindo um super cabo de fibra óptica e finalmente a população amazônica poderá utilizar a banda larga de uma maneira confiável e com o preço acessível.
O Amazonas pode contar sempre comigo.
*Ex-governador do Amazonas, senador da República pelo segundo mandato e líder da bancada do MDB no Senado pela terceira vez.