Atendimento pré-natal

Como mulher, entendo o quanto esse momento é importante na vida da gestante, e que os cuidados do pré-natal são de extrema importância para que a gestação seja segura e saudável

Manaus – Durante semana passada, acompanhei o caso de uma gestante que me procurou e disse que até o seu oitavo mês de gestação ainda não havia conseguido se consultar com ginecologista obstetra no seu pré-natal, passando apenas por consultas com enfermeiras. Esta situação me comoveu e chamou a atenção para um fator importante: a saúde da mulher no pré-natal.

O pré-natal é um direito que toda gestante tem por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, e deve fazer para garantir a sua saúde e a do bebê durante toda a gestação até o nascimento, porém, infelizmente, hoje esta não é a realidade de muitas mulheres que estão passando por uma das fases mais sensíveis de suas vidas, se tornar mãe.

O não acompanhamento adequado do pré-natal pode acarretar uma série de complicações para as futuras mamães e seu bebês que contam com esse apoio da rede municipal de saúde, mas o que acontece, na maioria das vezes, é que o sistema tem dificultado esse acesso ao invés de facilitar. Mas onde queremos chegar com tudo isso?

Hoje, vemos as maternidades superlotadas em Manaus, e isso é oriundo da baixa cobertura e falta de acompanhamento adequado no pré-natal, onde as gestantes não são atendidas por obstetras e pela alta demanda nas UBS’s, o atendimento chega a ser corrido, sendo apenas 15 minutos de atendimento por paciente. Isso impacta diretamente na qualidade do atendimento na maternidade. Uma realidade bem diferente é possível ver nos municípios do interior do estado, onde as gestantes tem um atendimento personalizado e acompanhamento adequado.

Como mulher, entendo o quanto esse momento é importante na vida da gestante, e que os cuidados do pré-natal são de extrema importância para que a gestação seja segura e saudável. Vou trabalhar para que soluções sejam encontradas, e nossas gestantes tenham melhor atendimento pré-natal e menos burocrático. Este também é um compromisso do nosso mandato.

*Deputada estadual (PL), advogada, servidora pública e protetora dos animais

Anúncio