Black Friday: clientes em alerta!

Como primeiro passo, faça uma lista do que realmente você quer adquirir na data (também deve pesar a necessidade da aquisição) e acompanhe os valores antes da promoção

Manaus – Às vésperas do tão esperado Black Friday, uma dica preciosa aos consumidores amazonenses: fiquem alerta! Previsto para o próximo dia 29, o dia de ofertas e promoções no comércio contará este ano, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), com a adesão de mais de 400 lojas de Manaus. O número é expressivo, o que requer, cada vez mais, cautela por parte dos consumidores, para que não caiam nas armadilhas preparadas para essa data.

Como primeiro passo, faça uma lista do que realmente você quer adquirir na data (também deve pesar a necessidade da aquisição) e acompanhe os valores antes da promoção. Assim, você terá como comparar os preços antes e depois e, claro, analisar se de fato é vantajoso. Isso evitará que você caia em tentação e compre tudo que vir pela frente.

Um segundo passo, é verificar a avaliação de lojas e sites de compras. Fique atento aos registros de queixas mais comuns, tempo de entrega, valor do frete e, acima de tudo, qualidade do produto. Acredite, se prevenir é uma ótima alternativa para impedir dores de cabeça.

Tem mais, não é porque o dia é de promoção que os direitos do consumidor, previstos no Código de Defesa do Consumidor, entrarão em liquidação. Muito pelo contrário, devem ser respeitados sempre. Nessas datas, é comum que produtos com defeito de fábrica venham com descontos. Mas também é obrigação da empresa informar que o item está com defeito e indicar esse defeito. Fique atento!

Apesar das dicas, é certo que as empresas não vão querer manchar o nome com atitudes que causem prejuízo aos consumidores. Pelo contrário, querem aproveitar a data para poder alavancar as vendas e prestar um serviço de qualidade.

E, por falar em comércio aquecido, a CDL-Manaus lançou a campanha de recuperação de crédito, na qual os consumidores poderão negociar as dívidas com as lojas participantes até o dia 30 de novembro e pelo site www.negociardivida.com.br de 20 de novembro a 15 de dezembro. Então, consumidor, limpe seu nome e faça valer seus direitos. Estamos juntos, Amazonas!

*Deputado estadual e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da ALE

Anúncio