Respeito ao consumidor

De qualquer maneira, o Selo Empresa Amiga do Consumidor deverá contribuir para melhorar as relações consumeristas no Amazonas

Manaus – Aprendemos, desde muito cedo, que incentivar bons hábitos molda o caráter do cidadão e gera resultados positivos. E, com base nesse entendimento, propomos a criação do Selo Empresa Amiga do Consumidor no Amazonas. A ideia é estimular as empresas, públicas e privadas, a respeitar o Código de Defesa do Consumidor, investindo em ações de impactos positivos de solução de conflitos e em propostas administrativas de acordos que evitem a esfera judicial.

Instituída pela Lei Estadual nº 5.062/2020, de minha autoria, a chancela será entregue a empresas comprometidas com a qualidade dos serviços e com o respeito ao consumidor, utilizando mecanismos que tenham efeito pedagógico na melhoria das relações de consumo e, claro, protegendo a parte mais frágil envolvida, o consumidor.

Vale ressaltar o objetivo duplo do selo. Uma vez que servirá para reconhecer as melhorias implementadas pelas empresas e estimulará a ação dos consumidores na garantia da efetivação de seus direitos. Além disso, as empresas contempladas poderão utilizar o selo como um diferencial na sua imagem, de forma a agregar valor à marca.

Com isso, chegamos ao nosso ponto principal. Isso porque a iniciativa voluntária em atender as demandas do consumidor – com ânimo em solucionar os problemas – vai converter pesadelos em boas saídas, conquistando, ainda, a imagem de uma boa gestão. É levar em consideração, assim, a importância do planejamento para amenizar prejuízos financeiros e à imagem da empresa.

É bom deixar claro que, em qualquer relação, inclusive na consumerista, os conflitos são vistos como uma consequência natural e inevitável, mas que podem ser solucionados quando há empenho eficaz. Desta forma, uma abordagem diferenciada poderá excluir os problemas e trazer uma relação de consumo mais equilibrada.

De qualquer maneira, o Selo Empresa Amiga do Consumidor deverá contribuir para melhorar as relações consumeristas no Amazonas. Com isso, incentivamos as empresas a prestar um bom atendimento e serviços de qualidade e garantimos que o consumidor tenha os seus direitos respeitados. Estado juntos, Amazonas!

*Presidente da CDC/ALE