Uma conquista de cada vez!

Após apresentar requerimentos e relatórios – com vídeos e fotos – conseguimos comprovar a necessidade de um representante da Aneel no Amazonas

Manaus – Há algum tempo, venho questionando a atenção de algumas prestadoras de serviço, e até mesmo de agências reguladoras, em relação aos consumidores do Amazonas. E esse questionamento é mais pertinente quando o assunto é telefonia, internet e energia elétrica, serviços cuja qualidade lidera o ranking de insatisfação no Estado. Agora, vamos por partes.

As interrupções no fornecimento de energia elétrica tanto na capital quanto no interior são um problema crônico, que requer atenção constante. Mas, pasmem, o Estado não conta com nenhum escritório regional da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Como parlamentar e também cidadão, essa lacuna soava a mim como um desrespeito ao consumidor amazonense.

No entanto, após apresentar requerimentos e relatórios – com vídeos e fotos – conseguimos comprovar a necessidade de um representante no Amazonas. Durante reunião, em Brasília, a direção da Aneel disponibilizou um técnico para atuar no Estado. Desta forma, a partir de agora, as audiências públicas e reuniões técnicas terão o acompanhamento direto da reguladora. Isso pode não resolver todos os problemas relacionados à energia, mas demonstra que a agência está disposta a solucioná-los. É uma conquista. Mas ainda temos muito trabalho pela frente.

Há anos, as operadoras de telefonia e internet transferiram as respectivas diretorias para Belém, no Pará, incluindo o atendimento físico e direto ao consumidor. Resultado: resolver problema só mesmo via telefone. Ou, no caso da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/ALE), para fins de audiências públicas e reuniões técnicas, só mesmo por meio de ofício – enviado com antecedência – solicitando a presença de um representante da empresa.

Vejo isso como um retrocesso, uma burocracia desnecessária e ineficaz. Isso porque, a manutenção de um escritório local tornaria mais eficaz a resolução dos problemas, uma vez que, quem convive com as dificuldades dos serviços consegue apontar mais soluções. Mas essa ainda é uma barreira a ser vencida. Nosso trabalho é árduo e diário, uma conquista de cada vez. Estamos juntos, Amazonas!

*Deputado estadual (Republicanos)

Anúncio