Chuvas e alagações em Manaus

Uma situação dramática, onde muitas famílias perderam móveis, eletrodomésticos, roupas, algumas perderam tudo. Necessitam de muita solidariedade e do apoio do poder público

Manaus – Nesses últimos dias, em Manaus, fortes chuvas causaram grandes transtornos à população. Segundo a Defesa Civil do Município e divulgado pela imprensa, houve rompimentos de bueiros, inúmeras casas foram alagadas e ainda desabamentos e deslizamentos foram registrados.

Uma situação dramática, onde muitas famílias perderam móveis, eletrodomésticos, roupas, algumas perderam tudo. Necessitam de muita solidariedade e do apoio do poder público.

As chuvas têm todo ano. Não é novidade. Mas ações de prevenção poderiam evitar esses graves prejuízos. Mas a prefeitura pouco favorece o saneamento na cidade, com drenagem de águas de chuvas, tubulação e bueiros.

São mais de 2 mil bueiros nas ruas e bairros de Manaus sem tampa. Uma situação perigosa que já causou muitos acidentes e a perda de várias vidas. Denunciei isso no Ministério Público do Estado.

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, Manaus está entre as 20 piores cidades em relação à falta de saneamento básico. Falta água em muitos bairros, a coleta e tratamento de esgoto não chegam a 20%, os resíduos sólidos e o lixo continuam sendo jogados no aterro sanitário, e não tem reciclagem.

Tem que cuidar ainda dos buracos e das crateras nas ruas, que com as chuvas se tornam perigosos para a população. Além disso, a prefeitura e o governo precisam dar uma atenção especial às famílias que moram em áreas de risco e que são penalizadas com as intensas chuvas que virão.

Temos que cobrar da prefeitura a sua responsabilidade.

*Deputado federal (PT) e economista

Anúncio