Desemprego é grande

Em Manaus, além da Zona Franca, da indústria e comércio, outras atividades precisam ser valorizadas para gerar renda e empregos

Manaus – O desemprego é um fantasma que assusta muitas famílias. Milhares de pessoas estão sem emprego e, com isso, também aumenta a pobreza. O IBGE divulgou esta semana que na capital do Estado tem 196 mil pessoas fora do mercado do trabalho (17,2%). A capital é a 3ª cidade com mais pessoas desocupadas. O Amazonas tem 252 mil pessoas (13,3%) também desempregadas. É muita gente.

E das pessoas que estão trabalhando, a maioria está na informalidade, não tem carteira assinada. Com isso, a renda também é menor. Uma empregada doméstica que não está registrada na carteira ganha menos. Com o desemprego, diminuiu a renda da população. Por isso, aumentou a pobreza. Tem muitas famílias sobrevivendo com o Bolsa Família, criado pelo Lula. Com a necessidade de trabalhar, muitos adolescentes e jovens precisam parar de estudar, para ajudar no sustento da família. Até a desnutrição aumentou devido a falta de renda da família.

Devemos buscar alternativas para o povo. Em Manaus, além da Zona Franca, da indústria e comércio, outras atividades precisam ser valorizadas para gerar renda e empregos. Esta semana, falei na tribuna da Câmara dos Deputados que o turismo e a cultura podem gerar mais empregos. Investir para atrair turistas, cuidar melhor da cidade, ter um transporte de qualidade e mais segurança são importantes.
A cultura indígena, o artesanato, as danças e culinárias regionais geram renda. Precisa ser levado a sério.

Quem mais gera emprego são as micro e pequenas empresas, que cobram mais apoio. Também a produção de alimentos da agricultura familiar gera renda e ocupa muita gente. Mas a situação de muitos ramais dificulta o escoamento da produção. A prefeitura e o governo do Estado precisam comprar mais de fornecedores locais. Merenda e material escolar, remédios e tantos outros produtos ainda vêm de outros estados. Comprando aqui, gera emprego aqui. Falta vontade política.

Anúncio