Enfermeiros cuidam de nós!

Além de atender as pessoas nos hospitais, coordenam programas de saúde, atuam na prevenção de doenças, orientam a população

Manaus – “A enfermagem é a ciência e a arte de assistir (cuidar) o ser humano, no atendimento de suas necessidades básicas”, diz Wanda Horta. Temos que valorizar os enfermeiros e enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem. São 46.460 no Amazonas, segundo o Conselho Federal.

Além de atender as pessoas nos hospitais, coordenam programas de saúde, atuam na prevenção de doenças, orientam a população. Mas enfrentam dificuldades na profissão. Carga horária pesada, baixos salários, falta estrutura de trabalho e muitos ficam doentes.

Estou apoiando a luta pelo piso salarial da categoria e a jornada semanal de 30 horas, uma pauta que está em tramitação no Congresso Nacional. Nos últimos anos, o Estado contratou muitos profissionais pela terceirização. Mas os salários são muito baixos, sempre atrasando, causando muitos prejuízos. É necessário valorizar, cuidar melhor de quem cuida da gente quando precisamos nos hospitais. É necessário concurso público.

Os profissionais de enfermagem também estão na luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que o atual governo federal está querendo destruir. Importante lembrar que por meio do SUS, se tem atendimento a toda a população, não importando a questão financeira. Por isso, todos devem lutar para que o sistema funcione.

Parabéns à Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que completa 70 anos de existência. Abraços a todos os trabalhadores da enfermagem no Amazonas. Estamos juntos na luta.

*Deputado federal (PT) e economista

Anúncio