Onde moras?

Milhares de famílias moram em áreas de risco, em barrancos, na beira dos igarapés, em áreas que alagam com as chuvas

Manaus – Quando alguns dos discípulos encontram a Jesus pela primeira vez, eles perguntam espontaneamente: “Mestre, onde moras?”. E o Senhor lhes responde: “Vinde e vede” (Jo 1,37-38). Essa passagem bíblica foi o lema da Campanha da Fraternidade de 1993, promovida pela Igreja Católica, no Brasil, tratando do tema: ‘Moradia’.

Toda pessoa, toda família tem direito à moradia digna. É um direito sagrado, como está na Bíblia, mas também é um direito social garantido no artigo 6º da Constituição Brasileira de 1988. Em Manaus, segundo o IBGE, tem 129 mil famílias sem casa própria. São mais de 500 mil pessoas nessa situação. São milhares de famílias morando de aluguel, mas devido às dificuldades e desemprego, o pagamento está atrasado.

Milhares de famílias moram em áreas de risco, em barrancos, na beira dos igarapés, em áreas que alagam com as chuvas. E muitas outras moram em ocupações irregulares, sem infraestrutura, faltando água, energia, ruas urbanizadas e segurança. É o que está acontecendo em Manaus, que cresceu pela falta de planejamento dos governantes municipais e estaduais.

Mas tem solução. Precisa de investimento. O Lula lançou o ‘Minha Casa, Minha Vida’. Milhões de casas foram construídas. Mas agora o governo Bolsonaro parou tudo. É uma pena, pois a construção de moradias gera muitos empregos. E o desemprego está alto no atual governo.

Mas se a prefeitura e o governo não tiverem dinheiro para construir casas ou conjuntos residenciais, poderiam, ao menos, ter projetos de loteamentos urbanos.

Ou seja, desapropriar terrenos e urbanizar, construir ruas, colocar água e energia e vender lotes de terrenos legalizados para as famílias mais pobres e sem casa, a preço baixo e pagamento a longo prazo. Cada família poderia construir a sua própria casa, dentro de sua capacidade financeira e com orientação técnica da Prefeitura. Vamos lutar por isso.

Dessa forma, se perguntarem onde você mora, poderá mostrar com orgulho o local de tua casa.

*Deputado federal (PT) e economista