Situação dramática

O sistema de saúde está em colapso. A terceirização e os esquemas implantados pelos governantes deixaram tudo um caos

Manaus – O coronavírus está avançando rapidamente no Amazonas com muitas mortes e milhares de contaminações. Enquanto isso, o sistema de saúde entra em colapso.

Segundo a FVS, são 1.719 casos confirmadas da doença e 124 mortes. Mas centenas de pessoas estão internadas, muitas em UTI, numa situação precária. Milhares aguardam há dias resultado de exames.

A impressão é que o Estado e a Prefeitura estão perdidos. Falta gestão e coordenação. O governo definiu o Delphina Aziz como hospital específico para atender os pacientes com Covid-19. Mas tinha somente 70 leitos de UTI e poucos respiradores. Tudo já está lotado. Pacientes dos hospitais João Lúcio e 28 de Agosto estão morrendo por falta de vagas nas UTIs. Recebi um vídeo com mortos expostos no meio dos pacientes em tratamento.

O governo anunciou que alugaria um hospital particular por R$ 2,6 milhões por mês. A Justiça decretou a suspensão do contrato. O governo federal disse que enviaria recursos para ativar os andares desocupados do Delphina Aziz, mas até agora somente 25 vagas a mais. A Prefeitura anunciou parceria com outro hospital particular para atender casos menos graves. E os mais graves, como ficam?

Todo dia recebo denúncias de situações dramáticas nas unidades de saúde. Os SPAs da Alvorada, Compensa e Coroado estão lotados e os profissionais, não sabendo mais o que fazer, sentem-se impotentes diante da morte de pessoas.

O sistema de saúde está em colapso. A terceirização e os esquemas implantados pelos governantes deixaram tudo um caos. Até hoje, vários enfermeiros não receberam seus salários. Muitos funcionários estão sem equipamentos de proteção. Cobrei providências do Estado.

A contaminação está crescendo. Com isolamento social, ficando em casa e reduzindo a circulação das pessoas, vamos salvar muitas vidas.

Aproveito para agradecer ao povo de Manaus. Em pesquisa recente, a população me reconheceu como o deputado federal do Amazonas que mais trabalha pela cidade. Obrigado. A luta continua.

* Deputado federal (PT) e economista

Anúncio