OAB: indíce de confiança da sociedade atinge 66%

Esse marca o grande reconhecimento da sociedade sobre o papel da advocacia

Manaus – A OAB é a instituição melhor avaliada entre empresas e organizações, com um índice de 66% de confiança da sociedade. A informação faz parte do Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro, lançado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entre a instituições pesquisadas juntamente com a Ordem, o índice de confiança alcançado pelas empresas privadas foi de 56%, pelos movimentos sociais 49%, sindicatos 35% e partidos políticos 14%.

Esse marca o grande reconhecimento da sociedade sobre o papel da advocacia. É também uma grande responsabilidade para a Ordem, que não pode se afastar dos seus princípios e deve seguir firme no papel de defesa dos direitos do cidadão, da Constituição e da democracia.

O estudo aponta que, entre os poderes da República, o Judiciário tem o maior índice de confiança da população, com 52%, à frente do Poder Executivo, que pontua 34%, e do Legislativo, com 19%. Para a sociedade, o Judiciário é o que cumpre melhor o seu papel entre os três poderes, com índice de 33%.

Essa pesquisa idealizada pela AMB sintetiza o sentimento do provo brasileiro na Ordem dos Advogados do Brasil. Vez ou outra somos instados sobre o posicionamento da OAB-AM sobre os grandes temas da sociedade, fruto da legítima expectativa do povo brasileiro.

A pergunta que sempre ouço: o que a OAB vai fazer sobre tal tema? A expectativa da população brasileira, e no nosso particular, do Amazonas, é sintetizada em ações concretas: a OAB-AM já judicializou questões importantes como o aumento de tarifa de energia, de IPTU, de passagem de ônibus, de inclusão do Estado no sistema de bandeiras tarifárias, inspeção veicular ambiental do Detran, apagões de Energia Elétrica na capital e no interior, sempre marcando posição sobre questões de interesse do povo.

Por isso, registramos que a OAB é a casa das boas causas da sociedade amazonense. Onde há os grandes temas, lá está a OAB defendendo a Constituição e a sociedade. As vezes contramajoritária nessa defesa, nos propusemos a construir o diálogo institucional, em uma sociedade tão dividida e tão ansiosa pelas soluções. Contem com a Ordem dos Advogados do Brasil.

*Presidente da OAB-Amazonas

Anúncio