Alopecia: da festa do Oscar para o debate público

O que gerou muita curiosidade foi o porquê da queda de cabelo de Jada Pinkett e os motivos que à causaram

O burburinho pelo acontecido na festa do Oscar 2022 na noite do último domingo é o destaque do momento. Conforme televisionado, em uma ocasião da premiação o apresentador Chris Rock fez uma piada de mal gosto sobre a queda de cabelo da também atriz Jada Pinkett, o que gerou uma reação do esposo, o ator Will Smith, culminando com agressão ao apresentador em frente as câmeras. Violências a parte, o que gerou muita curiosidade, foi o porquê da queda de cabelo da atriz e os motivos que à causaram.

A alopecia é o nome dado a perda de cabelo em parte da cabeça ou do corpo e afeta tanto homens como mulheres e pode ser causada por diversos fatores. Os tipos mais comuns de alopecia são a androgenética de padrão masculino ou feminino e a areata, que é uma condição em que o cabelo fica mais fino denominada eflúvio telógeno.

As causas de alopecia androgenética de padrão masculino são uma associação de fatores genéticos e hormonas masculinas, enquanto as de padrão feminino não são ainda bem estabelecidas. A causa de alopecia areata é autoimune e a maior parte dos casos de eflúvio telógeno é o estresse físico ou psicológico provocado por um evento, sendo bastante comum após a gravidez.

O preconceito ainda é muito grande para quem sofre com a doença, no caso da atriz em questão, no final de 2021, Jada Pinkett compartilhou um vídeo no Instagram contando sobre o seu diagnóstico, e em tom de brincadeira falou sobre a dificuldade de esconder as falhas e a decisão de raspar todo o cabelo como uma forma de lidar melhor com a doença. Hábito compartilhado por algumas pessoas. Afinal, nem sempre é fácil conviver com a condição.

Vale lembrar que alopecia tem cura (com exceção do tipo areata) e o tratamento deve ser sempre acompanhado por um dermatologista. Entre as formas de tratamento, incluem-se: o uso de medicamentos orais ou tópicos, pois favorecem o crescimento dos pelos e previnem a queda; o uso de produtos cosméticos em loção ou ampolas; ou o uso de suplementos alimentares, que também é amplamente utilizado.

O incidente do Oscar ensina que: se o humor envolver rir do próximo e não rir com o próximo, tem muitas chances de ser de mau gosto. A piada do apresentador sobre a queda de cabelo da atriz foi insensível, de mau gosto e até sexista, ainda mais por envolver uma doença. Se você sofre com problema, não se desespere. Existem formas de tratamento para a alopecia e grupos de apoio para lidar melhor com a situação. A saúde como um todo envolve o bem-estar físico e mental, portanto, não se deixe abalar. Fique bem.

 

*Médico oftalmologista. Tem formação em Oftalmogeriatria, com especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso. Atua como diretor clínico na Policlínica Codajás, é coordenador do ambulatório de oftalmologia na FUnATI (Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade ) e cursa mestrado em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Fundação de Medicina Tropical (UEA/FMT – HVD)

Anúncio