Campanha em Manaus reforça importância sobre tumor ocular em crianças

Iniciativa é do ex-apresentador Tiago Leifert que teve filha diagnósticada com retinoblastoma, com apenas 11 meses

Desde que a filha do ex-apresentador Tiago Leifert e da esposa Daiana Garbin apresntou o diagnóstico de retinoblastoma, com apenas 11 meses, e desde então eles abraçaram a causa, agora eles estão viajando o Brasil informando a população sobre esse tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos.

A campanha chamada “De Olho Nos Olhinhos”, chegou a Manaus neste último fim de semana, com o intuito de conscientizar e alertar sobre a importância do diagnóstico preventivo do retinoblastoma.

Em um shopping da cidade, foram realizadas atividades voltadas para crianças e adultos, além de divulgadas informações de médicos e outros profissionais de saúde.

De acordo com o oftalmologista Swammy Mitozo, conforme os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), há entre 200 a 250 casos novos por ano no Brasil, 7.500 a 8 mil no mundo, e a grande preocupação é o diagnóstico tardio de retinobastoma.

“É por isso a importância desse alerta no Brasil todo, pois todas as crianças precisam ser submetidas ao teste do olhinho no primeiro mês de vida, se possíevl ainda no berçário da maternidade”, disse Mitozo.

Para Dr. Swammy, é preciso conscientizar as famílias sobre a importância da consulta oftalmológica de bebês e crianças pequenas. “Quanto antes a criança for diagnosticada, maiores as chances de cura para o câncer ocular na infância”.

Retinoblastoma é um tumor maligno que se desenvolve na retina, uma parte interna dos olhos. De acordo com o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), a doença pode se apresentar em um olho (60% dos casos, o chamado retinoblastoma unilateral) ou nos 2 olhos (40% dos casos, retinoblastoma bilateral).

Quando diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados, pode alcançar índices de 90% de cura inclusive com a preservação da visão da criança. Se diagnosticado tardiamente, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte.

Alguns sintomas

Reflexo branco: Essa condição é visível quando são tiradas fotos com flash e conhecida como “olho de gato” se o reflexo não for vermelho, pode ser um sinal de alerta.

Estrabismo: Distúrbio em que os olhos não olham exatamente na mesma direção ao mesmo tempo

Nistagmo: movimentação incomum dos olhos.

A cor diferente de cada íris pode ser um sinal da doença, assim como globo ocular maior do que o normal.

 

*Médico oftalmologista. Tem formação em Oftalmogeriatria, com especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso. Atua como diretor clínico na Policlínica Codajás, é coordenador do ambulatório de oftalmologia na FUnATI (Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade ) e cursa mestrado em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Fundação de Medicina Tropical (UEA/FMT – HVD)