De acordo com o oftalmologista Dr. Swammy Mitozo, a população amazonense precisa de conscientizar sobre uma doença que está aumentando muito em todas as faixas etárias da população, a doença do olho seco.
“Embora as mulheres sejam as mais afetadas, por conta das alterações hormonais que experimentam ao longo da vida, uso de pílulas contraceptivas e terapia de reposição hormonal, todos precisamos entender essa doença, porque ela pode interferir na qualidade de vida das pessoas”, afirma o oftalmologista.
No Brasil, ocorre uma campanha mundial intitulada Julho Turquesa, uma parceria entre a Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS) e a Tear Film Ocular Surface Society (TFOS), líder global em educação em saúde ocular.
Segundo Swammy, essa campanha acontece pelo quarto ano consecutivo, em julho, mês mais seco do ano.
“A campanha tem objetivo de mostrar o perigo da doença também para a saúde pública, porque ocasiona à diminuição ou alteração na produção da lágrima, que é fundamental para a manutenção da transparência da córnea, nutrindo as células da superfície e protegendo de infecções”, explicou Swammy.
Como ressaltou o especialista, o olho seco é uma doença extremamente comum atingindo cerca de 14 a 52% da população mundial. Em terras brasileiras, estima-se acometa de 13 a 24% da população.
Swammy explica que o tratamento pode ser feito com uso de colírios lubrificantes, suplementos orais, terapias adjuvantes e caso haja algum componente infeccioso, o uso de antibióticos.
“Por isso precisamos que as pessoas fiquem atentas a qualquer sinal de olho seco, procurando o médico oftalmologista para identificar a causa e iniciar o tratamento precocemente”, finalizou o médico.
*Médico oftalmologista. Tem formação em Oftalmogeriatria, com especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso. Atua como diretor clínico na Policlínica Codajás, é coordenador do ambulatório de oftalmologia na FUnATI (Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade ) e cursa mestrado em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Fundação de Medicina Tropical (UEA/FMT – HVD)