A segurança que não temos

Não quero crer que a estratégia do governo seja deixar a violência crescer para encobrir os problemas da Saúde

Manaus – Confesso que fiquei abismado com a negativa do governador Wilson Lima para a não vinda da Força Nacional de Segurança para a capital, após o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, na mais boa intenção, oferecer o apoio da “tropa federal” para combater o alarmante índice de violência na nossa capital. O orgulho, ou sei lá o quê, não permitiu que o povo amazonense tivesse dias de paz.

Impressionante é negar algo que estão nos oferecendo, principalmente quando se é para ajudar um pilar importante de todos: a segurança. Precisamos saber o que a alta cúpula da Segurança está fazendo. Não quero crer que a estratégia do governo seja deixar a violência crescer para encobrir os problemas da Saúde.

Também já vi governadores pedirem a intervenção dos agentes e a União negar. No Amazonas é exatamente o contrário. A União oferece a Força Nacional e o governador diz que está tudo sob controle. Qualquer entidade que ofereça ajuda à segurança, o governador em respeito ao seu povo não tem o direito de recusar.

Essa desmoralização precisa acabar. A sociedade está atônita. Mais uma vez o governo federal tenta ajudar, e os líderes do governo do Amazonas o que fazem? Dispensam qualquer tipo de ajuda. O mais recente foi o presidente Jair Bolsonaro orientar os governadores a reduzir o ICMS dos combustíveis, fazendo que com que o valor fosse reduzido drasticamente na bomba e consequentemente no bolso do consumidor.

Infelizmente, dispensar a Segurança Nacional em um momento como este é para questionar realmente qualquer governador, qualquer chefe do Executivo. O tráfico tem dominado o nosso Estado, e cada vez mais as drogas estão perto de todos, em cada esquina. Não é isso que quero para o meu filho de um ano e nem para os nossos quase quatro milhões de habitantes que por aqui tem a esperança de dias melhores, na segurança e na saúde.

*Deputado estadual, economista, mestre em Sustentabilidade e Meio Ambiente e doutorando em Administração

Anúncio