Alerta de calor termina, mas a semana ainda será quente em todo o Brasil

Os últimos dias foram marcados por termômetros com 5°C ou mais acima da média para o mês de dezembro

Rio de Janeiro- A onda de calor que atingiu a maior parte Brasil nos últimos dias termina oficialmente hoje, segundo o alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No entanto, a previsão para a semana que está começando ainda é de dias quentes no sul, sudeste e centro-oeste.

Foto: Divulgação/Gabriel de Paiva)

Na segunda-feira (18), o Inmet prevê temperaturas máximas de 36°C em Porto Alegre, 32°C em Curitiba e 29°C em Florianópolis (a única capital brasileira que deve ficar abaixo dos 30°C amanhã).

Na região sudeste, o interior paulista ainda terá termômetros se aproximando dos 40°C. A capital, porém, começam a semana com menos calor — a máxima prevista é de 31°C. O Rio de Janeiro terá máxima de 35°C, e Belo Horizonte, 32°C.

A última semana da primavera também terá pancadas de chuva isoladas, principalmente no fim da tarde.

O calor também continua no Centro-Oeste, com máximas previstas de 36°C em Goiânia, 32°C em Brasília, 40°C em Cuiabá e 37°C em Campo Grande.

As capitais do Norte e Nordeste também ficam na casa dos 30°C.

Terça-feira

O calor dá uma leve aliviada na terça-feira (19) no sul do país, com máximas previstas de 28°C em Porto Alegre e Florianópolis, e de 30°C em Curitiba.

Em São Paulo e Belo Horizonte, os termômetros devem chegar também a 30°C, e a 33°C no Rio de Janeiro e em Vitória.

Cuiabá terá máxima de 38°C; Campo Grande, 36°C; Goiânia, 34°C; e Brasília, 30°C.