Brasília – O ex-presidente Jair Bolsonaro prestou depoimento à Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (22), em meio às investigações sobre a suposta tentativa de Golpe de Estado. No depoimento à PF, o ex-presidente passou por procedimento de perguntas e uma delas chamou a atenção. A pergunta era se o ex-mandatário era ‘cis’, se referindo à cisgênero. A informação foi divulgada pela Coluna Igor Gadelha, do Jornal Metrópoles.
Bolsonaro respondeu ao delegado que não sabia do que se tratava o termo ‘cis’. A PF informou que a pergunta fazia parte de um novo procedimento que passou a incluir os termos ‘transgênero’ e ‘cisgênero’ na lista de dados de pessoas que prestam depoimento à corporação. No entanto, o ex-presidente preferiu ficar em silêncio em relação às perguntas sobre a investigação.
O que significa ‘Cisgênero’ e transgênero?
O termo ‘cisgênero’ é usado por pessoas que se identificam com o sexo biológico (masculino ou feminino) com o qual nasceram. Já o termo transgênero se relaciona com um gênero que a pessoa se identifica, mas não foi lhe concedido no nascimento.
Ao qualificar depoentes, a polícia usa expressões como cisgênero e transgênero para adequar os documentos à política LGBTQIA+ do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A identificação também inclui o campo de ‘orientação sexual’, nesse caso, o depoente é classificado como heterossexual ou homossexual, por exemplo.