Câmara: grupo que acompanha 5G se reúne com operadoras

Ministério das Comunicações estabeleceu as diretrizes para o edital do leilão, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre

Brasília – O grupo de trabalho formado na Câmara dos Deputados para acompanhar a implantação da tecnologia 5G no Brasil se reunirá nesta quarta-feira (10) com empresas do setor. A reunião está prevista para 14h40. Foram convidadas as diretorias das empresas e associações Oi, NEO Associação, Claro, Vivo, Tim, Conexis, TelComp e Abrint.

A previsão é de que ocorra ainda no primeiro semestre deste ano (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No dia 1º de fevereiro, o conselheiro Carlos Baigorri, da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), apresentou o edital, mas o presidente pediu vista. A aprovação da proposta de edital deve acontecer até o dia 24 de fevereiro, quando Leonardo Euler de Morais deve trazer seu voto a respeito do tema.

Leilão

O Ministério das Comunicações estabeleceu as diretrizes para o edital do leilão das frequências do 5G – a previsão é de que ocorra ainda no primeiro semestre deste ano. Uma das determinações é a criação de uma rede privativa, de alta segurança e criptografada, para a comunicação entre órgãos da administração federal.

O ministro Fábio Faria anunciou, recentemente, visita a cinco países para estudar a tecnologia. São eles: Suécia, Finlândia, Coreia do Sul, Japão e China.

Anúncio