CASO RARO! Bebê nasce com quatro rins: “Cerca de 100 registrados no mundo”

O caso da brasileira Isis, que atualmente tem 1 ano, é chamado na medicina de “rins supranumerários”

Goiás – O nascimento de uma bebê com quatro rins se tornou um caso raro em Goiás. De acordo com os profissionais médico, há apenas 100 casos registrados no mundo todo.

(Foto: Divulgação)

A bebê se chama Isis Eloah Ferreira Alves que tem apenas 1 ano de vida, mas já precisou passar por várias internações. Apesar do cenário incomum, médicos afirmam que a criança terá uma vida normal.

O caso de Isis é chamado na medicina de “rins supranumerários” que é quando a má formação acontece ainda na gestação, durante o desenvolvimento dos rins.

Isis nasceu prematura e os médicos suspeitavam que ela tinha apenas um rim e aos cinco meses de vida da bebê, durante uma cirurgia, descobriram que na verdade ela tinha quatro.

“O rim é um órgão que é formado a partir de um broto, que surge do lado da bexiga. Esse brotinho vai estimular um tecido que está do lado da bexiga e se transformar em um rim. Esse broto pode ser duplicado e, a partir daí, formar um rim com dois tubos, que vão drenar esse rim ou dois rins”, explica urologista-pediátrico Hélio Buson ao G1 Goiás.

A criança apresentou problemas em um dos rins que teve uma obstrução, reteve urina e estava comprimindo os outros órgãos; então, a equipe médica decidiu retirá-lo.

Médico apontam que muitas pessoas só descobrem a condição na vida adulta ou, havendo funcionamento normal dos órgãos, nunca sabem da existência dos rins supranumerários.

No entanto, casos como o da Isis na qual a condição é descoberta, o ideal é ter acompanhamento clínico durante alguns anos.

 

Anúncio